É um percurso linear de dificuldade moderada na ilha do Pico, com cerca de 9,3 km de extensão e duração aproximada de 3 a 4 horas. Inicia no Planalto Central, perto da Estrada Transversal, passa pela Lagoa do Capitão, sobe parte do Cabeço do Piquinho para vistas panorâmicas e termina na Vila de São Roque do Pico.
Situado na estrada transversal, a meio caminho entre São Roque e as Lajes do Pico, este miradouro beneficia de uma vista panorâmica sobre a encosta, a Vila de São Roque e parte da costa Norte, bem como sobre o Canal e a Ilha de São Jorge.
Lagoa do Capitão: O trilho começa com a visita à lagoa
Juniperus brevifolia: Caminhada por um percurso com cedros do mato de grandes dimensões
Cabeço do Piquinho: Possibilidade de subir cerca de 3 km para ter vista sobre a costa norte da ilha
Paisagem: O trilho oferece vistas para a montanha do Pico, São Jorge e São Roque do Pico, dependendo do ponto
O Convento de São Pedro de Alcântara é também um dos monumentos mais importantes do concelho de São Roque. Este convento construído em 1658, localizado no Cais do Pico e que pertence à Ordem dos Frades Menores veio absorver uma antiga ermida dedicada a Nossa Senhora do Livramento.
| Monumento ao Baleeiro |
No Porto Comercial do Cais do Pico, encontra-se situado o Museu da Indústria Baleeira, antiga fábrica de Vitaminas, Óleos, Farinhas e Adubos, cuja matéria-prima era extraída da baleia.
| Porto da Fabrica da Baleia |
O Museu da Antiga Fábrica das Armações Baleeiras permite a observação dos apetrechos e equipamentos utilizados na transformação daqueles cetáceos. Com umas impressionantes caldeiras e fornalhas é internacionalmente considerado um dos melhores museus industriais do seu género.
Esta vila tem um dos principais portos comerciais da ilha do Pico, o Porto Comercial do Cais do Pico.

