Translate

As Cascatas da Fajãzinha & Fajã Grande

A caminho da Fajãzinha mesmo junto da estrada, vindo do nada, transformada numa pequena cascata, para logo desaparecer a Ribeira do Fundão rega a visão, tempera a alma, planta a esperança, alenta o desejo… tudo no meio deste paraíso que/onde qualquer um ser vivo… passa ao esquecimento qualquer maleita/sofrimento…a transcendência é de tal ordem… que não conheço palavras… situa-se entre a freguesia do Lajedo e do Mosteiro.
Cascata da Ribeira do Fundão
Fajãzinha e Fajã Grande são as duas freguesias que representam o lugar mais ocidental de toda a Europa. localizadas numa estreita franja de terra, virada para a América, onde desembocam deslumbrantes cascatas.
Miradouro do Portal
Miradouro do Portal oferece uma das vistas mais espetaculares da ilha das Flores. Dali avista-se a povoação da Fajãzinha, socalcos e campos de cultivo, a linha da costa e, ao fundo, parte da Fajã Grande e da imponente escarpa que a delimita.
Freguesia da Fajazinha
A sul da freguesia de Fajã Grande, a Fajãzinha estende-se por um planalto irregular entre grande falésias. A Freguesia é atravessada pela Ribeira Grande, a maior corrente cristalina da ilha das Flores e está rodeada de muitas cascatas que criam este local mágico.
Cascata da Ribeira Grande
Junto da freguesia da Fajazinha, despenha-se uma cascata com uma extensão de 300 metros de altitude, umas das maiores dos Açores e que impressiona belo seu tamanho e beleza. A Cascata da Ribeira Grande fica mais exuberante após as chuvas.
Poço Ribeira do Ferreiro (Alagoinha)
Pode-se encontrar esta lagoa sonhadora de tirar o fôlego perto de Fajazinha. Este incrível poço, (Poço Ribeira do Ferreiro) tem como destaque a falésia de onde saem as águas das diversas cascatas ali presentes, além de uma vegetação intensa para completar esta maravilha açoriana.
Poço Ribeira do Ferreiro (Alagoinha)
Ficamos aqui por mais de uma hora não só para descansar após a caminhada, mas para admirar a visão incrível. O silêncio governa este lugar (exceto o som das quedas de água, os pássaros e o vento através das árvores).
Falésia da Rocha, Fajã Grande
Dali a um quarto de légua está uma Fajã chamada Grande, que dá pão e pastel, em terra rasa, com algumas engradas onde entram caravelas de até cinquenta moios de pão a tomar o pastel que nela se faz, onde também há marisco e pescado de toda a sorte, e no cabo dela está um areal, de meia légua de comprido, em que sempre, anda o mar muito bravo; e a dali por diante, a outra meia légua, é tudo rocha talhada, onde se apanha muita urzela, e de muita penedia por baixo, em que se cria infinidade de marisco e grandes caranguejos e desta mesma maneira corre a rocha um tiro de bombarda até uma ponta, que sai ao mar um tiro de arcabuz, com um baixo de pedra, que tem lapas e búzios; e, logo adiante da ponta, se faz uma baía, onde com ventos levantes ancoram navios de toda a sorte e também naus da Índia. No meio deste ancoradouro cai da rocha no mar, a pique, uma grande ribeira.

Gaspar Frutuoso, Saudades da Terra
Fajã Grande (Zona Balnear)
 Fajã Grande é sem dúvida uma das paisagens mais deslumbrantes da ilha onde, mais uma vez, as protagonistas são elas, as cascatas.

Aqui contemplamos as finas linhas brancas de água que escorrem pelas falésias verdes para o mar e que são um convite a banhar-se no mar.

Poço do Bacalhau, Fajã Grande
Uma destas cascatas cai no Poço do Bacalhau, outro dos ícones paisagísticos da ilha das Flores. Uma cascata com 90 metros de altura, caindo na vertical para uma pequena lagoa rodeada de vegetação endémica, é uma visão impressionante. 

1 comentário:

Nelson Furtado disse...

Esta foto não é do Ilhéu do Monchique!