Translate

Ponta Delgada (Freguesia São Sebastião)

Freguesia São Sebastião
São Sebastião é uma freguesia na cidade de Ponta Delgada. Até 20 de Junho de 2003, a sua designação oficial era Matriz.
Baía e Porto Comercial


Marina Portas do Mar
A Marina de Ponta Delgada está localizada no lado Sul da ilha de São Miguel, a 500 metros do centro da cidade de Ponta Delgada. A sua acostagem divide-se em duas zonas, a Nascente (antiga Marina de Pêro de Teive) e a Poente (também conhecida pela Marina das Portas do Mar).

Igreja do Colégio dos Jesuítas
O lançamento da pedra fundamental do primitivo, ocorreu em 1 de Dezembro de 1592, dia de todos-os-Santos pelo Calendário católico então em voga, na presença do governador, Gonçalo Vaz Coutinho.
Convento Santo André (actual Museu Carlos Machado)

Bambu (Bambusa Vulgaris)
O Jardim de José do Canto, é uma das jóias do património botânico local. Este jardim, com outros dois – o de Sant’Ana e o de António Borges – foram sempre considerados os mais ricos e belos de Ponta Delgada, cuja maior atracção turística, no século XIX, eram, precisamente, os seus jardins.
Estátua José do Canto
José do Canto, que foi simultaneamente botânico, político, bibliófilo, benemérito e, ainda, defensor acérrimo do desenvolvimento da agricultura em S. Miguel, foi um autêntico criador de beleza e riqueza.
Ficus macrophylla (árvore-da-borracha-australiana)
Distinguiu-se pela introdução e aclimatação de novas espécies, em S. Miguel, plantando, em 1846, este jardim que ele próprio delineou e que, no seu tempo, foi considerado o mais rico jardim privado, na Europa, em espécies botânicas. Desta forma, o seu jardim tornou-se um espaço extraordinário, com espécies do mundo todo, que depois foram usadas nas suas matas ajardinadas das Furnas e da Lagoa do Congro.

Praça Gonçalo Velho 
Portas da cidade


Paços do Concelho
Edifício datado dos séculos XVII/XVIII.  À imagem de outros edifícios camarários, como o da Ribeira Grande tem uma torre sineira, com um escudo real, datado de 1728, embora a torre seja mais antiga.
Igreja Matriz de São Sebastião
Típico do estilo gótico em Portugal, com detalhes manuelinos e, posteriormente, barrocos. No século XVI, a torre sineira erguia-se no ângulo Nordeste. Na primeira metade do século XVIII, o templo foi objecto de extensa campanha de obras.
Igreja Matriz de São Sebastião
Marginal

Sem comentários: