Translate

Banco de Angola: A série de notas de 1956

 Em 1953 foi aprovada a Lei Orgânica do Ultramar que estabeleceu o Escudo como a moeda de todas as Colónias. Assim, o Banco de Angola começou a providenciar pela substituição do Angolar pelo Escudo. As notas embora todas diferentes apresentaram uma uniformidade de estilo que em muito a sua estética. Na frente surgia a presença de elementos importantes da história da província associados à representação de obras importantes de fomento, no verso belas gravuras de fauna angolana. Apresentaram ainda a novidade técnica de terem filete de segurança integrado no papel.

Nota 20$00 escudos
A nota de 20$ prestou homenagem à figura de Silva Porto, explorador de África. Na frente com fundo amarelo-laranja, surgia a figura do homenageado à direita em tons castanhos. No corpo à esquerda a representação do Silo do Porto de Lobito e à esquerda um Padrão dos Descobrimentos. No verso, gravura em castanho de manada antílopes em corrida na savana.
Emissão: 1956
Retirada de circulação: 1962
Nota 50$00 escudos
A nota de 50$ impressa em verde, apresentava na frente a efígie de Henrique Carvalho (militar e explorador de África) e gravura do Aeroporto Craveiro Lopes de Luanda, para além do Padrão de Descobrimentos. No verso gravura de manada de bois-cavalos junto a troço de água na savana.
Emissão: 1956
Retirada de circulação: 1962
Nota 100$00 escudos
A nota de 100$ impressa em tons de azul, apresentava a efígie de Serpa Pinto e a gravura da Ponte Salazar sobre o rio Cuanza. Ao contrário das notas de menor valor da série tinha marca de água à esquerda. No reverso em violeta surgia a gravura de uma manada de elefantes junto a curso de água.
Emissão: 1956
Retirada de circulação: 1962
Nota 500$00 escudos
A nota de 500$ foi impressa em tons de vermelho, com a efígie de Roberto Ivens colocada à esquerda, ao centro gravura aérea do Porto de Luanda e à direita a marca-de-água e imagem de Padrão dos Descobrimentos. No reverso nos mesmos tons eram visíveis dois rinocerontes na savana africana.
Emissão: 1956
Retirada de circulação: 1962
Nota 1000$00 escudos
A nota de 1000$ era a mais complexa da série com efígie de Brito Capelo à direita. Ao centro gravura da Barragem das Mabubas e à esquerda a marca-de-água e Padrão dos Descobrimentos. A frente foi impressa em tons laranja. No verso gravura com palancas negras, animal que é o símbolo do país em tons de cinza.
Emissão: 1956
Retirada de circulação: 1962


Sem comentários: