Com a estabilização do sistema monetário iniciou-se em 1950 a substituição da emissão António Enes por uma emissão com notas que homenageavam diferentes figuras relacionadas com a ocupação do território de Moçambique, à semelhança das emissões angolanas. Esta série que homenageou ficou assim conhecida como Emissão “Heróis da Ocupação”.
50$00 Escudos (Eduardo Costa) |
As notas de 50$ apresentavam a efígie de Eduardo Costa, major do exército português que se destacou em várias campanhas no século XIX em Moçambique, colocada em moldura oval à direita. Legendas e moldura impressos em roxo. Numeração a vermelho. No verso impresso em verde, apresentava no centro a entrada do Forte de São Sebastião na Ilha de Moçambique.
Emissão: 1951
Retirada de circulação: 1958
100$00 Escudos (Aires de Ornelas) |
Nota com estrutura semelhante à de 50 escudos apresentava a efígie de Aires de Ornelas (militar envolvido nas Campanhas de Ocupação de Moçambique). Para além das diferenças associadas à referência do valor foi impressa em vermelho e laranja sobre fundo verde.
Emissão: 1952
Retirada de circulação: 1958
500$00 Escudos (Caldas Xavier) |
Nota de 500$ apresentava a efígie de Caldas Xavier (militar que se distinguiu nas Campanhas de Ocupação de Moçambique) à direita em moldura quadrada. No centro, o brasão nacional laureado no topo e restantes legendas. Impressa em roxo sob fundo multicolor, com decreto, numeração e assinaturas a preto. No verso, brasão de Moçambique ao centro e à esquerda selo BNU, com as mesmas cores da frente.
Emissão: 1954
Retirada de circulação: 1972
1000$00 Escudos (Mouzinho de Albuquerque) |
As notas de 1000 escudos apresentavam a efígie de Mouzinho de Albuquerque, militar que se destacou na Campanha de Ocupação e Pacificação de Moçambique, figura que mereceu também destaque na notafilia da metrópole (20$ chapa 5). Esta nota apresentou o padrão de desenhos mais complexos dado também o valor envolvido e risco de contrafação. Impressas em azul-escuro sob fundo multicolor, com data, decreto, numeração e assinaturas em preto.
Emissão: 1954
Retirada de circulação: 1970