Translate

Trilho Reserva Natural da Lagoa do Fogo

Lagoa do Fogo a partir do Pico da Barrosa
Situado a uma altitude de 875 metros sobre o nível do mar, o Pico da Barrosa permite uma vista esplendorosa não só para a Lagoa do Fogo mas
Pico da Barrosa
 …para toda a zona central da Ilha de São Miguel, permitindo visualizar tanto a costa norte como a costa sul.
A deslumbrante Lagoa do Fogo, a segunda maior da Ilha, que nasceu no interior da cratera do Vulcão do Fogo, é a mais jovem caldeira da ilha de São Miguel. O contraste das águas azuis da lagoa com o verde da vegetação endémica dos Açores, que pinta toda a caldeira do Vulcão do Fogo, é de uma beleza onírica.
A Lagoa do Fogo pode ser apreciada através dos diversos miradouros existentes, já que esta encontra-se mais abaixo das montanhas.
Miradouro da Lagoa do Fogo
Observá-la do miradouro homónimo ou do altaneiro Miradouro do Pico da Barrosa é de deixar qualquer um boquiaberto. Mas, em minha opinião, a experiência não fica completa sem ir percorrer o fenomenal Trilho da Lagoa do Fogo, outro dos trilhos de São Miguel que considero imperdível.
Este trilho linear liga o Miradouro da Lagoa do Fogo à paradisíaca Praia Fluvial da Lagoa do Fogo, eleita uma das 7 Maravilhas de Portugal (na categoria de praia selvagem). 
Ir e vir até à Praia da Lagoa do Fogo são somente 4 km, mas a descida (e posterior subida) é bastante exigente, pois tem um declive de 120 metros em somente meio quilómetro. Um pequeno preço a pagar para poder ir dentro da cratera do Vulcão do Fogo!
Faz parte integrante da Rede Natura 2000, pelo facto de ter sido classificada como zona especial de conservação, aprovado por Decisão da Comissão Europeia no dia 28 de Dezembro de 2001, nos termos da Directiva Habitats 92/43/CEE do Conselho. Esta lagoa de águas muito azuis ocupa uma área de 1 360 ha, que é bastante tendo em atenção as dimensões da própria ilha.

O vulcão do Fogo dá forma ao grande maciço vulcânico da Serra de Água de Pau, localizado na zona central da Ilha de São Miguel. Toda esta zona é rodeado por uma densa e exuberante vegetação endémica.

Sem comentários: