Translate

Banco de Angola: Notas Emitidas na década 1940

Nota de 20 Angolares Salvador Correia de Sá e Benevides
A nota impressa em tons de vermelho e violeta apresenta na frente a efígie oval de Salvador Correia de Sá e Benevides. Ao centro imagem do Forte de São Miguel em São Paulo de Assunção de Luanda e à esquerda representação de corpo inteiro de Salvador Correia de Sá e Benevides vestido com a farda de soldado. O verso impresso a vermelho apresenta representação da cena da tomada do forte por parte dos portugueses.
Emissão: 1947
Retirada de circulação: 1958
Nota de 50 Angolares: Manuel Cerveira Pereira
Esta nota foi também produzida na inglesa Thomas de La Rue & Co Ltd. Impressa na frente em tom esverdeado apresenta a efígie de Manuel Cerveira Pereira em violeta à direita. À esquerda a marca-de-água. No centro trabalho em torno geométrico tendo no centro um caduceu e a representação de indígena. De notar a presença do Brasão Provincial no meio da legenda Banco de Angola (novidade da notafilia provincial).
Emissão: 1947
Retirada de circulação: 1958
Nota de 1000 Angolares: D. João II
A nota de fino recorte técnico apresentava na frente impressa em tons vermelho, rosa e amarelo belo trabalho usando motivos góticos. À direita a efígie do rei D. João II. Na base à esquerda o seu emblema (o pelicano a alimentar os filhos), um brasão dos descobrimentos ao centro e o brasão nacional joanino à direita. A marca-de-água (novidade na notafilia provincial) à esquerda com a efígie de negro. O verso impresso em tons violeta com a representação da chegada de Diogo Cão à corte de D. João II a apresentar os cativos obtidos em Angola.
Emissão: 1946
Retirada de circulação: 1958
Nota 10 Angolares Padre António Barroso
A nota apresenta no verso impresso em fundo tricolor a efígie do Padre António Barroso à direita e no corpo uma vinheta representando o Padre a evangelizar. No verso uma representação do Tratado de Simulambuco.
Emissão: 1948
Retirada de circulação: 1958
Nota 100 Angolares D. Francisco de Sousa Coutinho
A frente em tons azuis sob fundo tricolor apresentava à direita a efígie de D. Francisco de Sousa Coutinho em vermelho. A nota para além de belos trabalhos de torno geométrico multicolor apresentava representação do brasão português oitocentista envolvido por anjos. No verso a violeta representação de autoria de Martins Barata do governador a orientar obras de um estaleiro naval.
Emissão: 1948
Retirada de circulação: 1958
Nota 5 Angolares General Carmona
A nota impressa na frente em fundo amarelo e restante em castanho e verde, apresenta a efígie do General Carmona à direita e à esquerda vinheta representando o colono a ensinar os indígenas, numa clara alusão das vantagens da colonização. No reverso impresso em fundo de três cores é visível parte do discurso do presidente realizado na Ponta do Padrão em 3 de Julho de 1938.
Emissão: 1948
Retirada de circulação: 1958

Sem comentários: