Translate

Vila de Água de Pau

Vila de Água de Pau e Lagoa do Fogo
Vista Aérea da freguesia de Agua de Pau


Miradouro de Água de Pau
" Água de Pau assim chamada porque, segundo alguns, indo por ali os antigos descobrindo a costa do mar, acharam uma ribeira que caia de um alto e não sabiam determinar se era pau, se água, mas chegando mais perto viram ser água que corria por um pau que ali estava derribado. Mas, segundo outros mais certos, vendo os primeiros descobridores da ilha cair pela rocha a água desta ribeira, curva e arcada, para o mar, lhe parecia pau por onde a água corria, e uns apostavam com os outros que era pau, outros que era água, até que chegando mais perto viram ser ribeira, e pela diferença que tiveram sobre ela, se era pau ou água, ainda que por pau não corria, lhe chamaram Água do Pau."
                                                                                                                           Gaspar Frutuoso
Igreja de Nossa Senhora dos Anjos
Miradouro do Monte Santo
No cume da cratera do Monte Santo existem dois miradouros de acesso unicamente pedonal, de onde é possível observar a Vila de Água de Pau e uma parte da Área Protegida para a Gestão de Habitats ou Espécies da Serra de Água de Pau. Neste Miradouro está a Ermida Nossa Senhora do Monte Santo que assinala o local onde ocorreram as aparições de Nossa Senhora a Maria Joana Tavares do Canto.

"No dia 5 de Julho de 1918, uma sexta-feira, na parte da tarde, perante cerca de doze mil pessoas, uma extraordinária visão do sol terá deixado entrever as figuras de Nossa Senhora e de Nosso Senhor, de Anjos e até os contornos de uma igreja."
Caloura vista do Miradouro do Monte Santo
Beneficiando de um microclima favorável, a Caloura é um lugar de veraneio muito procurado e cuja orla é Sítio de Importância Comunitária pelo património que encerra.
Praia da Baixa da Areia
Na zona da Caloura, a Praia da Baixa d’Areia é um pequeno areal abrigado entre ravinas, muito acolhedor e com grande beleza natural.
Miradouro da Caloura
Junto ao porto de pesca artesanal da Caloura, a zona balnear que tomou o seu nome faz as delícias de todos os que pretendem desfrutar da frescura do mar em segurança. Rodeada por uma paisagem deslumbrante, esta pequena enseada possui também uma piscina natural de águas muito límpidas.
Igreja de Nossa Senhora dos Anjos, iluminada por honra das festas.
Estas festas são comemoradas há mais de quinhentos anos. Considerada a segunda maior festa da ilha, é um invento religioso muito vivido e sentido, não só pelas gentes locais, mas também pelas pessoas de todos os recantos da ilha e do estrangeiro, que aqui comparecem em grande número para cumprirem as suas promessas e fazerem pedidos à virgem para obtenção de graças.
Senhora dos Anjos coberta de dinheiro

Sem comentários: