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Armada Portuguesa: Aviação Naval da década de 1930

Hidroaviões "Junkers K43-W" (1933-1941)

Os Junkers K43 eram a versão militar dos modelos Junkers W33 e W34, que foram construídos a partir de 1926. A Aviação Naval (A.N.) recebeu cinco hidroaviões de flutuadores Junkers K43-W, fornecidos em Janeiro de 1933. Foram os primeiros aviões da A.N. inteiramente revestidos a metal.

 Junkers K43-W
Foram utilizados em missões de fotografia aérea, reconhecimento e instrução de pilotos. Três destes hidroaviões (58, 59 e 60), realizaram pela primeira vez, e em voo de grupo, o circuito Lisboa - Funchal - Ponta Delgada - Horta - Ponta Delgada - Funchal - Porto Santo - Lisboa. Partiram de Lisboa no dia 30 de Junho de 1935, regressando no dia 31 de Julho.
Características técnicas
Dimensões: Envergadura: 17,76 m; Comprimento: 11,14 m; Altura: 3,85 metros
Motor: 1 motor Armstrong-Siddeley Panther, de 14 cilindros em dupla estrela arrefecidos por ar, de 510 hp.
Velocidade: 
Armamento:  2 metralhadoras de 7,9 mm, móveis, uma no posto Dorsal e outra no posto ventral; 190 kg de bombas
Transportadas sob as asas (2 de 50 kg e 6 de 15 kg).
Tripulação: 

Hidroaviões "Consolidated Fleet F-10B" (1933-1952)

A Aviação Naval (A.N.) adquiriu em 1933 cinco aviões Fleet F-10B, aos quais se juntaram, pouco depois, mais cinco Fleet F-10G. Todas estas aeronaves, independentemente do modelo, podiam ser operadas indistintamente como aviões terrestres ou hidroaviões, com a aplicação de trem de rodas ou flutuadores. 
Consolidated Fleet F-10B
Em 1937, a A.N. recebeu mais três aviões Fleet F-10B e três F-10G, construídos no Canadá. A A.N. utilizou os Fleet na instrução e treino de pilotos. O Centro de Aviação Naval (CAN) do Bom Sucesso, em Lisboa. Alguns operados a partir dos Avisos da Classe Afonso de Albuquerque.
Características técnicas
Dimensões: Envergadura: 8,53 metros; Comprimento: 7,29 metros; Altura: 3,50 metros
Motor: Fleet 10B: Kinner B-5, de 5 cilindros radiais arrefecidos por ar, de 125 hp;
            Fleet 10G: De Havilland Gipsy Major I, de 4 cilindros invertidos, em linha, arrefecidos por ar , de 130 hp;
Velocidade: 185 Km/h 
Armamento:  
Tripulação: 2

Hidroaviões "Hawker Osprey" (1935-1941)
O Hawker Osprey era um derivado do bombardeiro Hawker Hart, da Royal Air Force. Quando, nos primeiros anos da década de trinta, a Marinha de Guerra Portuguesa renovou a frota, adquiriu vários navios de guerra construídos em estaleiros britânicos, entre os quais os avisos de 1ª classe «Afonso de Albuquerque» vieram equipados com hidroaviões de combate e reconhecimento Hawker Osprey, que eram arriados e içados dos navios através de gruas.
 Hawker Osprey
A guerra sino-japonesa levantou a necessidade da reactivação do Centro de Aviação Naval (CAN) de Macau que, em Maio de 1938, foi equipado com os dois Hawker Osprey mencionados acima e mais quatro adquiridos pelo Ministério das Colónias.
Características técnicas
Dimensões: Envergadura: 11,27 m; Comprimento: 8,94 m; Altura: 4,06 metros
Motor: 1 motor Rolls-Royce Kestrell II MS, de 12 cilindros em V, arrefecido por líquido, de 630 hp.
Velocidade: 280 Km/h
Armamento:  Defensivo: Uma metralhadora Lewis de 7,7 mm, móvel, acionada pelo observador.
                       Ofensivo: Duas metralhadoras Vickers de 7,7 mm, fixas, colocadas lateralmente na parte posterior da fuselagem sincronizadas com o hélice e acionadas pelo piloto.
Transportadas sob as asas (2 de 50 kg e 6 de 15 kg).
Tripulação: 

Hidroaviões "Balckburn Shark IIa" (1936-1938)

A fábrica inglesa Blackburn dedicou-se ao estudo de um avião mono-motor e biplano - que viria a ser o último Blackburn biplano - para lançamento de torpedos, que denominou de Blackburn Shark. Em 1936, a  Aviação Naval (A.N.) encomendou seis aviões Blackburn Shark IIa, equipados com flutuadores, destinados a missões de torpedamento e bombardeamento a picar.

Balckburn Shark IIa

     Os oficiais da A.N. que se deslocaram à Grã-Bretanha em missão de recepção dos aviões, recusaram-se a recebê-los, depois das provas em voo, devido às deficiências que apresentavam. Depois de mais de um mês de troca de mensagens, os elementos da comissão de recepção foram mandados regressar a Lisboa e o chefe da missão punido disciplinarmente. Pese embora a grave deficiência que apresentavam, os Shark continuaram a voar, até que, em 1938, um avião se despenhou um no Rio Tejo provocando a morte do piloto. Após esse desastre, foi decidida a sua retirada de serviço, o que se concretizou ainda em 1938.

Características técnicas
Dimensões: Envergadura: 14,02 m; Comprimento: 11,71 m; Altura: 4,72 metros
Motor: 1 motor Armstrong-Siddeley Tiger IV, VI ou VI C, de 14 cilindros em dupla estrela arrefecidos por ar, de 700 a 760hp, conforme a versão.
Velocidade: 230 Km/h
Armamento: 2 metralhadoras Vickers de 7,7 mm fixas na cobertura do motor, de disparo sincronizado com o hélice, accionadas pelo piloto; 1 metralhadora Vickers-Berthier ou Lewis, de calibre variável, accionada pelo ocupante do lugar da retaguarda; Um torpedo de 680 Kg instalado sob a fuselagem ou bombas com igual peso instaladas sob as asas.
Tripulação: 2

Aviões "General Aircraft Monospar ST-12" (1936-1944)
Os General Aircraft Monospar eram bimotores mono-planos de asa baixa, muito ligeiros. Em 1936, a Aviação Naval (A.N.) adquiriu na Grã-Bretanha, um pequeno avião bimotor General Aircraft Monospar ST-12 em segunda mão. Foi adquirido para executar fotografia aérea para as Missões Hidrográficas do Ultramar e Ilhas Adjacentes.
General Aircraft Monospar ST-12
Durante 1937 e 1938, o Monospar ST-12 esteve inserido na Brigada Aérea da Missão Hidrográfica de Angola, tendo realizado o primeiro levantamento aéreo da costa, portos e rios angolanos. Concluídos os trabalhos, a Brigada Aérea angolana foi extinta e o avião transferido para a Brigada Aérea da Missão Hidrográfica de Moçambique, em 1939, mantendo-se na mesma tarefa, levando a cabo o primeiro levantamento aero-fotográfico da costa, portos e rios de Moçambique até 1941.
Características técnicas
Dimensões: Envergadura: 12,24 m; Comprimento: 8,03 m; Altura: 2,13 metros
Motor: 2 motores De Havilland Gipsy Major I, de 4 cilindros em linha arrefecidos por ar, de 130 hp.
Velocidade: 209 Km/h
Armamento: 
Tripulação: 3

Hidroaviões "Avro 626" (1938-1950)
A Aviação Naval (A.N.) também operou os Avro 626 na versão de hidroavião de flutuadores. Entre Dezembro de 1938 e Janeiro de 1939 foram recebidos da Grã-Bretanha 12 exemplares.
Avro 626
A A.N. utilizou os Avro 626 na instrução e treino de pilotos e também em missões de observação e fotografia aérea. Entre 1939 e 1940, o hidroavião Avro 626 número 87 efetuou o primeiro levantamento aero-fotográfico do Arquipélago dos Açores. Em Junho de 1941 foi reativado o CAN de Ponta Delgada, nos Açores, que recebeu três Avro 626.
Características técnicas
Dimensões: Envergadura: 10,36 m; Comprimento: 8,91 m; Altura: 2,92 metros
Motor: 1 motor Armstrong-Siddeley Cheetah V, de 7 cilindros radiais arrefecidos por ar, de 260 hp.
Velocidade: 180 Km/h
Armamento: Duas metralhadoras Lewis de 7,7 mm (uma fixa, sincronizada com o hélice, acionada pelo piloto e outra móvel, no lugar traseiro).
Tripulação: 3


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