Translate

Lisboa (Freguesia de Alvalade)

O nome Alvalade terá tido origem no árabe Albalat, significando “parte plana” e daí “terreno plano”. Inicialmente a freguesia ia do Lumiar ao Arco do Cego e foi chamada Campo de Alvalade, tendo sido dividida, desde o século XVI, em “Alvalade, o Grande” (Campo Grande) e “Alvalade, o Pequeno” (Campo Pequeno). Em 1620, a zona era conhecida por “Reis de Alvalade”, um subúrbio de Lisboa, tendo sido integrada em 1852 no Concelho de Olivais, até que em 1886 integrou Lisboa como freguesia.

Estátua de Santo António (Alvalade)
A (nova) freguesia de Alvalade surge da união das antigas S.João de Brito, Campo Grande e Alvalade e representa 6% do território da Cidade. Entre 2001 e 2011 decrescem o número de edifícios, famílias e indivíduos mas há um acréscimo de alojamentos. Contendo a freguesia a área de implantação do Plano de Alvalade, tem como época construtiva base o período 1946-1970, edifícios maioritariamente de 3 a 4 pisos, de cariz residencial mas também misto, com 3 ou mais alojamentos por edifício, várias divisões (60% com 5 ou mais) com dimensões médias a grandes.


Igreja De São João De Brito
Inaugurada em 2 de Outubro de 1955, desenho da igreja data de 1951 pelas mãos do arquitecto Vasco de Morais Palmeiro. No ano seguinte é iniciada a sua construção.
 Monumento aos Heróis da Guerra Peninsular.
A Praça de Entrecampos é uma praça em Lisboa, na qual convergem três avenidas importantes da cidade: Avenida da República, Avenida dos Estados Unidos da América e Avenida das Forças Armadas. Adjacente à praça, na direção norte, há um jardim de razoáveis dimensões, conhecido como Campo Grande, ladeado por duas vias para circulação automóvel fazendo a ligação com a parte norte da cidade. No centro da praça, encontra-se o Monumento aos Heróis da Guerra Peninsular.

Sem comentários: