Misericórdia é uma freguesia do município de Lisboa, pertencente à Zona do Centro Histórico da capital.
O miradouro de São Pedro de Alcântara é um dos mais amplos e icónicos pontos de observação de Lisboa. Fica mesmo ao lado do topo do elevador da Glória e oferece um panorama especial da cidade. Aqui pode observar toda a Avenida da Liberdade, os Restauradores e a Baixa, além da colina do Castelo de São Jorge
Miradouro São Pedro de Alcântara |
Igreja de São Roque (Misericórdia) |
Uma das maiores praças da cidade de Lisboa é conhecida pelo nome de Praça de Luís de Camões. Muitos também a reconhecem pelo nome de Largo de Camões. Mas Lisboa, como todos nós sabemos, é uma cidade muito grande e se pretende visitar esta praça é conveniente que saiba que esta se localiza no tão falado Bairro Alto.
A Rua Cor de Rosa é uma das ruas mais badaladas de Lisboa. Oficialmente ela é conhecida como Rua Nova do Carvalho. É uma rua próxima ao Cais do Sodré.
O Jardim da Praça Dom Luís é um agradável espaço ajardinado junto do Mercado da Ribeira. Ao centro encontra-se a estátua do Marquês Sá da Bandeira, que foi inaugurada em 31 de julho de 1874, feita em bronze e com o pedestal de mármore de Carcara.
Ligando o Calhariz (Rua de São Paulo) à Rua da Boavista, o Elevador da Bica está classificado como Monumento Nacional e é um dos marcos turísticos da cidade de Lisboa.
Inaugurado em 1892, com concepção de Raul Mesnier Ponsard, e capacidade para transportar 23 pessoas, começou por funcionar a vapor e só mais tarde, em 1914 a electricidade, com o intuito de facilitar o dia-a-dia a quem se deslocava na cidade das “sete colinas”.
Miradouro de Santa Catarina (Misericórdia) |
Conhecido também como miradouro de Adamastor, está situado numa das sete colinas de Lisboa e é afamado como miradouro e retiro de observadores. Conta a tradição que, nos séculos XVI a XVIII, apreciava-se a movimentação de navios, sendo um deles a imponente partida da família real portuguesa para o Brasil, surgindo assim o prolóquio popular “ver navios do alto de Santa Catarina”.
A igreja actual foi construída no século XVIII, sobre as ruínas da igreja anterior, destruída pelo terramoto de 1755. Com o fim das ordens religiosas em Portugal, em 1834, a igreja do Convento de Nossa Senhora de Jesus é reconvertida em igreja paroquial da paróquia das Mercês, papel que desempenha até hoje.
Igreja de Nossa Senhora das Mercês |