Translate

Vila de Frades a Capital do Vinho da Talha

Foi vila e sede de concelho independente até 1854. Com a sua extinção, Vila de Frades foi integrada no concelho da Vidigueira. Vila de Frades é considerada a capital do vinho da talha – antigo método de produção vinícola, usado sobretudo para vinhos brancos, desenvolvido pelos “romanos” e que terá chegado à região há dois mil anos.
Igreja Matriz, Vila de Frades
A sua praça central é adornada de laranjeiras que lhe conferem luz, cor e sedução.
Torre o Relógio
A Torre do Relógio de Vila de Frades contém um dos poucos relógios de Portugal a funcionar por pêndulos e à corda. A construção original é do séc. XVI, tendo recebido o sino em bronze, em 1780.
Vila romana de São Cucufate
A origem do sítio arqueológico de São Cucufate remonta à ocupação romana, no século I, com registo de várias alterações ao longo do tempo. No século II é feita uma segunda edificação e a casa terá sido refeita no século IV para dar origem a uma vila palaciana, cujas ruínas monumentais permanecem hoje, supondo-se que terá sido uma próspera casa agrícola.
Pátio e galeria da vila
Este sítio arqueológico reúne vestígios de termas, jardim e um templo, posteriormente adaptado ao culto cristão: o convento dedicado a São Cucufate, um mártir executado em 304 na actual Catalunha. Supõe-se que foi uma importante casa agrícola, testemunhando a antiguidade e importância desta actividade no Alentejo.
Ruínas das termas Romanas
Próximo do local original de entrada na vila, na sua frente, surge um templo dedicado a divindades não identificadas, com características semelhantes às do templo das ruínas romanas de Milreu, em Estói, perto de Faro. No século V o edifício foi convertido ao culto cristão.

Sem comentários: