Arraiolos fica a apenas 20 km de Évora, Região do Alentejo, sub-região do Alentejo Central.
Vila de Arraiolos |
Uma vila alentejana que dispensa apresentações, está situada no coração do Alentejo Central. Estendendo o seu casario pela encosta de um monte que avista um encantador concelho rural, tem como cartões de visita a qualidade dos motivos e ponto único dos tapetes de Arraiolos, assim como o seu peculiar castelo circular.
Porta da Vila (Destruída) |
Monumento Nacional, compreende a muralha da antiga povoação e os Paços dos Alcaides. A sua construção teve inicio no ano de 1306, após a assinatura do contrato entre o rei D. Dinis e o Concelho da vila, alcaide e Juizes em 26 de Novembro de 1305.
Paço dos Alcaides |
Paço dos Alcaides |
Paço dos Alcaides |
Igreja do Salvador |
Em posição privilegiada sobre tudo em seu redor, no seu interior, envolvida pelas suas muralhas, encontra-se a antiquíssima Igreja do Salvador (século XVI).
Coroado no vértice pela antiga Igreja do Salvador séc. XVI, dele se vislumbra a imensidão e a beleza da paisagem circundante, permitindo um olhar distinto sobre o centro histórico da vila.
Porta de Santarem (Exterior) |
O cenário é extraordinário desde o topo do monte onde se encontra o Castelo de Arraiolos, desde o casario branco à natureza que envolve a vila. Este castelo. não se destaca apenas pela sua posição altiva, destaca-se também pelo mundo fora. É verdade. Este é um dos poucos castelos de arquitetura circular do Mundo.
Convento de Nossa Senhora da Assunção |
Este edifício situa-se logo à saída da vila (na rotunda da estrada nacional que liga a Pavia) e apresenta uma acumulação de estilos arquitetônicos, dos quais se destacam o estilo manuelino-mudéjar na igreja, e o estilo barroco seiscentista no convento.
Solar de Sempre Noiva |
Se chamava Beatriz era filha de D. Afonso de Portugal, arcebispo de Évora, que era um homem cheio de iniciativa. Mandou construir vários conventos e palácios, entre os quais este solar onde ela sempre residiu.
Esta menina estava noiva de um nobre espanhol, muito vaidoso mas muito medroso também!
Certo dia, passeando com ele pelos campos, surgiu um toiro tresmalhado que correu para eles. Em vez de a defender, o noivo fugiu a sete pés e foi o maioral quem veio garbosamente em seu socorro.
Esporeou o cavalo e conseguiu arrebatá-la no último instante! Conduziu-a depois na garupa até casa, e desse abraço ela não se libertou mais.
Apaixonara-se irremediavelmente pelo seu salvador. Mas nesse tempo uma menina nobre não podia casar com o seu criado...
Beatriz preferiu ficar solteira toda a vida, rejeitando com indiferença os mais ilustres pretendentes.