Translate

Freguesias de Brotas e Pavia

Freguesia de Brotas constituiu até 1834 o concelho de Águias, que recebeu foral em 1520. A sede deste concelho foi inicialmente a povoação de Águias, tendo passado no final do século XVIII para a actual povoação de Brotas.
Torre das Águias
Mesmo ao lado da aldeia de Brotas, vizinha ao rio Divor e ao santuário de Nossa Senhora das Brotas, irá encontrar as ruínas da Torre das Águia, um dos exemplares mais significativos de torres manuelinas no Alentejo.
 A torre foi mandada erguer no século XVI por D. Nuno Manuel, guarda-mor do rei D. Manuel I (1495-1521) e integrava a chamada vila das Águias, da qual ainda subsistem algumas casas. É um dos exemplares mais significativos de torres manuelinas na região (Torre do Esporão, Solar da Camoeira), Castelo de Torre de Coelheiros e Quinta da Torre do Carvalhal. Nas imediações da torre poderá ver também as ruínas da Ermida de São Sebastião Brotas
Cromeleque do Monte das Fontainhas Velhas (Paiva)
O Cromeleque das Fontainhas é um dos monumentos megalíticos mais emblemáticos do concelho de Mora. Terá sido construído entre os inícios do IV e meados do II milénio a.C., fazendo parte do denominado universo megalítico eborense, que tem como ex-libris o extraordinário Cromeleque dos Almendres, o Stonehenge português. 
Cromeleque do Monte das Fontainhas Velhas
Recinto megalítico circular formado por seis monólitos de granito, estando apenas três deles de pé. Este monumento terá sido inspirado no Cromeleque dos Almendres.
Capela Anta de São Dinis
Pavia é o povoado mais antigo do concelho de Mora e tem como principal ponto de interesse a sua sui generis Anta-Capela de São Dinis, um caso ímpar de um dólmen situado no centro de uma vila. Esta Anta foi provavelmente erguida entre o 4º e 3º milénio a.C. e constitui hoje um dos mais importantes monumentos megalíticos do território português. 
Capela Anta de São Dinis
É formada por pedras de granito e mede cerca de 4,30 metros de diâmetro e 3,30 metros de altura. Foi transformada em capela durante o século XVII e é classificadas como Monumento Nacional. 
Igreja Matriz de Pavia
Também designada por Igreja de São Paulo a Igreja Matriz de Pavia foi construída no antigo paço fortificado dos Condes de Redondo. Provavelmente a sua edificação terá sido no século XVI. A igreja está protegida por sete torrelas cilíndricas de cones estilizados e coroa de ameias tipo mulçumano.
Ermida de São Sebastião

Sem comentários: