Translate

Freguesias de Brotas e Pavia

Freguesia de Brotas constituiu até 1834 o concelho de Águias, que recebeu foral em 1520. A sede deste concelho foi inicialmente a povoação de Águias, tendo passado no final do século XVIII para a actual povoação de Brotas.
Torre das Águias
A Torre das Águias localiza-se na povoação de Águias, freguesia de Brotas.
Vizinha ao rio Divor e ao santuário de Nossa Senhora das Brotas, integrava a chamada vila das Águias, da qual ainda subsistem algumas casas. É um dos exemplares mais significativos de torres manuelinas na região (Torre do Esporão, Solar da Camoeira), Castelo de Torre de Coelheiros e Quinta da Torre do Carvalhal
Cromeleque do Monte das Fontainhas Velhas (Paiva)
Recinto megalítico circular formado por seis monólitos de granito, estando apenas três deles de pé. Este monumento terá sido inspirado no Cromeleque dos Almendres, em Évora.
Cromeleque do Monte das Fontainhas Velhas
Capela Anta de São Dinis
Esta Anta foi provavelmente erguida entre o 4º e 3º milénio a.C. e constitui hoje um dos mais importantes monumentos megalíticos do território português. É formada por pedras de granito e mede cerca de 4,30 metros de diâmetro e 3,30 metros de altura. 
Capela Anta de São Dinis
A Anta foi transformada em capela durante o século XVII e é classificadas como Monumento Nacional. 
Igreja Matriz de Pavia
Também designada por Igreja de São Paulo a Igreja dMatriz de Pavia foi construída no antigo paço fortificado dos Condes de Redondo. Provavelmente a sua edificação terá sido no século XVI. A igreja está protegida por sete torrelas cilíndricas de cones estilizados e coroa de ameias tipo mulçumano.
Ermida de São Sebastião

Sem comentários: