Translate

As Muralhas de "Ebora Liberalitas Júlia" (Évora)

Embora se acredite que a primitiva ocupação do sítio da atual Évora remonte à pré-história, o seu povoamento alcançou expressão à época da Invasão romana da Península Ibérica, quando ali existiu um ópido denominado Ebora Cereal (em latim: Eboras Cerealis).
Torreão circular entre a porta do Raimundo e a porta de Alconchel
Porta de Alconchel
Fiel ao imperador Júlio César, atingiu maior importância regional, quando recebeu importantes obras públicas, passando a ser designada como Liberalitas Julia (c. 60 a.C.), conforme o testemunham os importantes vestígios arqueológicos entre os quais se destacam as ruínas de um templo em honra ao Imperador e os vestígios de muralhas no Largo da Misericórdia e junto ao Passeio de Diana.
Cerca Nova torre oriental da Porta de Alconchel
Com o advento do cristianismo, a cidade tornou-se sede de um bispado desde o século IV. A sua importância manteve-se à época do domínio dos Visigodos, quando se tornou um centro de amoedação. Nesse período, as suas defesas foram ampliadas, conforme o testemunham três das torres então erguidas, entre as quais a chamada Torre de Sisebuto. As suas feições não foram sensívelmente alteradas durante o posterior domínio Muçulmano.
Porta do Raimundo
Porta do Raimundo, demolida em 1880, foi reconstituída como uma composição revivalista.
Baluarte do Picadeiro
1651-52 – construção do baluarte do Picadeiro, segundo plano de Diogo de Prado Osório.
Baluarte do Príncipe
1651 – construção do baluarte do Príncipe, do Conde de Lippe e do Assa, segundo autoria de Nicolau de Langres.
Porta de Moura

Porta de Avis
Trata-se de uma antiga porta medieval reconstruída em 1804. No lado de "dentro" da cidade é um portal branco de contorno amarelo, no lado de "fora" é um portal em pedra, estilo manuelino. É uma das portas da cidade de Évora.
Forte de Santo António da Piedade
De tipo Vauban, apresenta planta quadrada com baluartes nos vértices com guaritas, na cota de nível 290 metros, a cerca de 250 metros a nor-noroeste da cidade intra-muros. É servido por uma porta de campanha e era envolvido por um fosso.

Évora, Cidade Museu:http://osrikinhus.blogspot.com/2015/02/evora.html

Sem comentários: