Translate

Lisboa (Freguesia de Belém)

Belém é uma freguesia portuguesa do concelho de Lisboa, pertencente à Zona Ocidental da capital.

Estádio do Restelo
Foi inaugurado a 23 de Setembro de 1956, é o estádio da equipa do Clube de Futebol Os Belenenses. Tem uma capacidade 19 980 lugares.


Belém está ligada aos Descobrimentos, quando D. Manuel I subiu ao trono em 1495. Tem a sua sede em Santa Maria de Belém.

Miradouro dos Moinhos de Santana
Capela de São Jerónimo
Construída em 1514 dentro dos terrenos da Cerca dos monges do Mosteiro de Santa Maria de Belém, a Ermida de São Jerónimo é sóbria e de raro equilíbrio de volumes, que impressiona e encanta todo o visitante, não só pelo seu exterior, mas principalmente pelo interior – uma autêntica e minúscula réplica do gigante Mosteiro dos Jerónimos.
Ermida do Santo Cristo
O arquitecto responsável foi João de Castilho e foi construída em 1517.
Praça Afonso de Albuquerque
Antigamente denominada Praça D. Fernando, viu, após a revolução republicana de 1910, o seu nome ser mudado para a denominação actual.


Jardim da Praça do Império

Considerado uma peça emblemática da Exposição do Mundo Português, "o grito da exposição e uma síntese do nosso passado glorioso" (roteiro da época), o Padrão dos Descobrimentos foi amplamente elogiado (Fernando de Pamplona, Ocidente, 1941; Costa Lima, Brotéria; etc.), mesmo por vozes dissonantes como a de Adriano de Gusmão (O Diabo, 16-11-1940), que já nessa ocasião desejou, como outros, vê-lo "para sempre transposto para o mármore ou granito".

Monumento dos Descobrimentos
 Erguido em definitivo algo fora de tempo, esteticamente desfasado da evolução das artes nos vinte anos entretanto decorridos, o monumento actual foi inaugurado em 1960 no contexto das comemorações dos quinhentos anos da morte do Infante D. Henrique.






A Torre de Belém (1514) pertence a uma formação de defesa da bacia do Tejo mandada erigir por João II de Portugal, composta a sul pela torre de São Sebastião da Caparica (1481) e a oeste pela Torre de Santo António de Cascais (1488).




Torre de Belém
Monumento Nacional aos Combatentes do Ultramar
Forte do Bom Sucesso
Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia
Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia

Sem comentários: