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Primeiras Emissões de Papel-Moeda do Banco de Portugal (1848-1891)

A 19 de Novembro de 1846 é criado o Banco de Portugal. Começou por ser apenas mais um banco, sem o monopólio da emissão de notas. 


10$000 Réis (1848-...)
Desde o início da sua actividade que se tornou num dos principais credores do Estado e, em 1887, chegou mesmo a ser autorizado o estabelecimento de um acordo que lhe concedia as funções de banqueiro do Estado e de caixa geral do tesouro.

18$000 Réis (1854-...)
 No entanto, muitas instituições bancárias, entre os quais os bancos emissores do Norte, resistiram durante alguns anos a este monopólio. 

20$000 Réis (1867-...)
As primeiras notas do Banco de Portugal foram como que a continuação das do Banco de Lisboa. Impressas a uma só cor, sobre fundo branco, muito fáceis de imitar. Com a finalidade de aproveitar o papel existente no Banco de Lisboa, o Banco de Portugal imprimiu as suas notas, durante mais de 28 anos, com a marca de água do antigo Banco emissor (até 1875).

20$000 Réis (1876)
Até 1892 as notas emitidas pelo Banco de Portugal foram manuscritas.
As notas tinham direito a reembolso (cobre, prata ou ouro) só podendo tal acontecer nas Agências do Banco de Portugal, de Lisboa, Porto ou Faro. No caso do Porto e Faro tinham carimbo identificador.

10$000 Réis (1879-1881)
5$000 Réis
Primeira emissão: 3 de Janeiro de 1883.
Ultima emissão:  24 de Maio de 1889.
Retirada da circulação: 2 de Dezembro de 1890.
Cor: Castanho amarelado.


50$000 Reis (1883-1892)
5$00 Réis
Primeira emissão: 28 de Junho de 1890
Ultima emissão: 26 de Setembro de 189.
Retirada da circulação: 26 de Setembro de 1890


5$000 Réis (1890-1891)
$200 Réis (Não Emitida)
2$500 Réis (1891-1893)
Primeira emissão: 03 de Julho de 1891
Ultima emissão: 23 de Março de 1892
Retirada da circulação: 01 de Março de 1893

1$000 Réis
Primeira emissão: 22 de Julho de 1891 
Ultima emissão: 04 de Maio de 1896
Retirada da circulação: 25 de Maio de 1896


$500 Réis
Primeira emissão: 28 de Julho de 1891 
Ultima emissão: 27  de Junho de 1899
Retirada da circulação: 29 de Maio de 1900

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