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Armada Real Portuguesa: Canhoneiras década de 1900

Canhoneira "Pátria" (1903-1930)
Canhoneira de aço que foi lançada à água em Lisboa em 27 de Junho de 1903. Foi adquirida com os fundos da Grande Assinatura Nacional logo após o Ultimato Britânico de 1890. 
Canhoneira "Pátria"
Em 1905 partiu para a Divisão Naval de Angola e no mesmo ano fez uma viagem ao Brasil. Em 1908, partiu para a Estação Naval de Macau, onde prestou um longo serviço. Ele participou da supressão da revolta de Timor em 1912. Em 1930 foi ordenado desarmar e passar ao estado de completo desarmamento no ano seguinte, em Macau. Naquele ano, foi vendido para a China.

Características técnicas
Deslocamento: 636 toneladas
Dimensões: 59,8 m comp; 8,3 m boca; 2,5 m calado;
Armamento: 4 peças de 100 mm; 6 peças de 47 mm; 1 metralhadora de 6,5 mm;
Propulsão: 2 máquinas a vapor T.E. de 1 890 h.p. - 2 veios = 17,7 nós
Guarnição: 88 marinheiros

Canhoneiras Classe "Save"
Foram construídas pelos estaleiros H. Parry & Son de Cacilhas tendo prestado serviço nas colónias.
Canhoneira "Save" (1908-1929)
Canhoneira de aço que foi lançada à água em Lisboa em 17 de Junho de 1908.
Prestou serviço em Angola. Em 1923 passou mostra de desarmamento.
Canhoneira "Lúrio" (1907-1926)
Foi lançada à água em Lisboa em 9 de Novembro de 1907. Prestou serviço na Guiné e na fiscalização da pesca do Algarve. Em 1923 passou ao estado de completo desarmamento e em 1926 foi vendida e abatida.

Características técnicas
Deslocamento: 305 toneladas
Dimensões: 42,5 m comp; 7,1 m boca; 1,70 m calado;
Armamento: 2 peças de 47 mm; 1 metralhadora de 6,5 mm;
Propulsão: 2 máquinas de 500 h.p. - 2 veios = 12,5 nós
Guarnição: 51 marinheiros

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