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Armada Real Portuguesa: Torpedeiro "Tejo" (1904-1927)

Canhoneira-Torpedeira "Tejo", foi construída no Arsenal de Marinha sob a direção do engenheiro construtor naval Mr. Croneau. Híbrido na sua função e de linhas estranhas, entrou ao serviço da Real Armada a 18 de Abril de 1904.
Torpedeiro "Tejo"
Em 25-08-1910 encalhou em Peniche, tendo perdido 11 metros de Proa durante o seu salvamento. Foi decidido transformar este navio num contratorpedeiro, tendo para tal sido aprovado o projecto da autoria do engenheiro naval António Jervis de Athouguia. A sua reconstrução foi decidida em 1912, mas só teve oportunidade para entrar na doca seca do Arsenal da Marinha em 1915. O plano de remodelação alterou o formato da proa e alterou as chaminés, alterando de quatro para duas. Recebeu um novo castelo e a mastreação foi alterada.  A sua reconstrução ficou terminada em 1916, mas só passou ao estado de completo armamento em Agosto de 1917. Nos testes realizados bateu o recorde de velocidade, tornando-se o navio mais rápido da Marinha Portuguesa. Foi abatido em 14-03-1927. 

Características técnicas
Deslocamento: 536 toneladas
Dimensões: 70 m comp; 7 m boca; 3,1 m calado
Armamento: 1 peça de 100 mm; 1 peça de 65 mm; 4 peças de 47 mm; 2 tubos lança-torpedos
Propulsão: 2 máquinas a vapor T.E. de 7 000 h.p. - 2 veios = 27 nós
Guarnição: 99 marinheiros

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