Canhoneira "Rio Ave" (1880-1899)
Canhoneira de madeira que foi lançada à água em Lisboa em 23 de Junho de 1880.
Canhoneira "Rio Ave" no Rio Douro |
Prestou serviço em S. Tomé, Angola, Ajuda, Cabo Verde e Guiné. Em 1899 desarmou, sendo abatida na mesma data.
Após o seu abate ao efectivo, serviu de navio farol na Guine.
Características técnicas
Deslocamento: 378 toneladas
Dimensões: 36,57 m comp.; 6,65 m boca; 3,20 m calado
Armamento: 1 peça de 101 mm; 4 peças de 76 mm
Propulsão: 3 mastros de velas; 1 maq. de baixa presão horizontal de 180 h.p.; 1 veio = 9 nós
Guarnição: 89 marinheiros
Canhoneiras Classe "Zaire"
Canhoneira "Zaire I" (1884-1916) |
Canhoneira de ferro e madeira que foi construída em Inglaterra em 1884. Prestou serviço em Angola, Moçambique, Índia, Guiné e Macau.
Em 1916 foi mandada passar ao estado de completo desarmamento.
|
Canhoneira de ferro e madeira, construída em Inglaterra em 1884. Prestou serviço em Angola, Ajuda, Moçambique, Índia, Macau e S. Tomé. Naufragou em 22 de junho de 1910, ao bater em algumas rochas no litoral de Angola. Na ocasião o navio transportava o Governador Geral de Angola, tenente-coronel Alves Roçadas e uma força militar que ia fazer a ocupação em regiões ocupadas pelos cuamatos e ds cuanhamas. O salvamento dos náufragos pelo feito pelo vapor Vilhena e do navio transporte África, que estavam no porto de Luanda. Não houve vítimas.
Características técnicas
Deslocamento: 558 toneladas
Dimensões: 42,56 m comp.; 7,75 m boca; 3,43 m calado
Armamento: 1 rodízio de 150 mm; 2 peças de 100 mm; 2 metralhadoras de 11 mm
Deslocamento: 558 toneladas
Dimensões: 42,56 m comp.; 7,75 m boca; 3,43 m calado
Armamento: 1 rodízio de 150 mm; 2 peças de 100 mm; 2 metralhadoras de 11 mm
Propulsão: 1 máquina compound de 500 I.H.P. - 1 veio = 13 nós
Guarnição: 111 marinheiros
Guarnição: 111 marinheiros
Canhoneira "Açor" (1886-1933)
Canhoneira de ferro que foi construída em 1874, servindo como navio mercante até ser adquirida pela Armada em Portugal em 1886 para serviço de fiscalização aduaneira.
Canhoneira "Açor" |
Características técnicas
Deslocamento: 330 toneladas
Dimensões: 41,3 m comp.; 5,7 m boca; 2,7 m calado
Armamento: 1 peça de 3 libras
Deslocamento: 330 toneladas
Dimensões: 41,3 m comp.; 5,7 m boca; 2,7 m calado
Armamento: 1 peça de 3 libras
Propulsão: 1 máquina de 360 H.P. - 1 veio = 9 nós
Guarnição: 52 marinheiros
Guarnição: 52 marinheiros
Canhoneiras Classe "Cacongo"
As canhoneiras de aço desta classe foram construídas em Birkenhead, na Inglaterra, e eram similares ao navio - hidrográfico "Salvador Correia" de 1895.
Canhoneira "Cacongo" (1886-1908) |
Canhoneira que foi lançada à água em 19 de Junho de 1886 para o serviço de Angola. Fez parte da esquadrilha do Congo.
Em 1907 foi mandada passar ao estado de completo desarmamento em Bolama, sendo mandada abater no ano seguinte.
Canhoneira "Massabi" (1886-1908) |
Canhoneira que foi lançada à água em 3 de Julho de 1886. Fez parte da esquadrilha do Congo.
Em 1908 passou ao estado de completo desarmamento e abatida no mesmo ano.
Características técnicas
Deslocamento: 276 toneladas
Dimensões: 36,57 m comp.; 5,94 m boca; 2,31 m calado
Armamento: 3 peças de 76 mm; 1 de 3 pdr.
Deslocamento: 276 toneladas
Dimensões: 36,57 m comp.; 5,94 m boca; 2,31 m calado
Armamento: 3 peças de 76 mm; 1 de 3 pdr.
Propulsão: 1 máquina a vapor de 375 H.P. - 1 veio = 11 nós
Guarnição: 42 marinheiros
Guarnição: 42 marinheiros
Canhoneira "Zambeze" (1888-1924)
Canhoneira "Zambeze" |
Canhoneira de madeira construida no Arsenal de Lisboa que foi lançada à água em 30 de Setembro de 1886. Prestou serviço em Angola, Ajuda, S. Tomé, Cabo Verde e Guiné.
Em 1920 foi mandada passar ao estado de completo desarmamento e em 1924 foi vendida por inútil.
Características técnicas
Deslocamento: 641 toneladas
Dimensões: 44,52 m comp.; 8 m boca; 3,55 m calado
Armamento: 2 peças de 100 mm; 2 de 47 mm ; 2 de 37 mm; 1 metr. de 6,5 mm.
Deslocamento: 641 toneladas
Dimensões: 44,52 m comp.; 8 m boca; 3,55 m calado
Armamento: 2 peças de 100 mm; 2 de 47 mm ; 2 de 37 mm; 1 metr. de 6,5 mm.
Propulsão: 1 máquina compound de 460 h. p. - 1 veio = 10 nós
Guarnição: 109 marinheiros
Guarnição: 109 marinheiros
Canhoneira "Mac-Mahon" (1889-1894)
Canhoneira "Mac-Mahon" |
Canhoneira de aço que foi construída em Inglaterra em 1889. Também aparece simplesmente como vapor "Mac-Mahon". Prestou serviço em Moçambique.
Em 1894 perdeu-se na barra do Limpopo.
Características técnicas
Deslocamento: 304 toneladas
Dimensões: 37,79 m comp.; 6,40 m boca; 2,23 m calado
Armamento: 1 peça
Deslocamento: 304 toneladas
Dimensões: 37,79 m comp.; 6,40 m boca; 2,23 m calado
Armamento: 1 peça
Propulsão: 2 máquinas de T.E. de 350 H.P. - 2 veios = 11 nós
Guarnição: 25 marinheiros
Guarnição: 25 marinheiros
Canhoneira "Diu I" (1881-1907)
Canhoneira "Diu I" |
Canhoneira de madeira que foi lançada à água em Lisboa em 27 de Agosto de 1889. Prestou serviço em Macau, Japão, Timor e Moçambique. Tomou parte na campanha contra o Gungunhana. Serviu na Índia.
Em 1913 foi dada por inútil.
Características técnicas
Deslocamento: 740 toneladas
Dimensões: 45,6 m comp.; 8,4 m boca; 3,38 m calado
Armamento: 2 peças de 105 mm; 2 de 65 mm; 2 de 47 mm; 1 de 35 mm; 1 metr. de 6,5 mm:
Deslocamento: 740 toneladas
Dimensões: 45,6 m comp.; 8,4 m boca; 3,38 m calado
Armamento: 2 peças de 105 mm; 2 de 65 mm; 2 de 47 mm; 1 de 35 mm; 1 metr. de 6,5 mm:
Propulsão: 1 máquina de T.E. de 700 H.P. - 1 veio = 11,5 nós
Guarnição: 110 marinheiros
Guarnição: 110 marinheiros