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Armada Real Portuguesa: Canhoneiras da década de 1880

Canhoneira "Rio Ave" (1880-1899)
Canhoneira de madeira que foi lançada à água em Lisboa em 23 de Junho de 1880.
Canhoneira "Rio Ave"
Prestou serviço em S. Tomé, Angola, Ajuda, Cabo Verde e Guiné. Em 1899 desarmou, sendo abatida na mesma data.
Após o seu abate ao efectivo, serviu de navio farol na Guine.

Características técnicas
Deslocamento: 378 toneladas
Dimensões: 36,57 m comp.; 6,65 m boca; 3,20 m calado
Armamento: 1 peça de 101 mm; 4 peças de 76 mm
Propulsão: 3 mastros de velas; 1 maq. de baixa presão horizontal de 180 h.p.; 1 veio = 9 nós
Guarnição: 89 marinheiros

Canhoneiras Classe "Zaire"
Canhoneira "Zaire I" (1884-1916)
Canhoneira de ferro e madeira que foi construída em Inglaterra em 1884. Prestou serviço em Angola, Moçambique, Índia, Guiné e Macau.
Em 1916 foi mandada passar ao estado de completo desarmamento.

Canhoneira "Liberal" (1884-1910)
Canhoneira de ferro e madeira, construída em Inglaterra em 1884. Prestou serviço em Angola, Ajuda, Moçambique, Índia, Macau e S. Tomé. Naufragou em 22 de junho de 1910, ao bater em algumas rochas no litoral de Angola. Na ocasião o navio transportava o Governador Geral de Angola, tenente-coronel Alves Roçadas e uma força militar que ia fazer a ocupação em regiões ocupadas pelos cuamatos e ds cuanhamas. O salvamento dos náufragos pelo feito pelo vapor Vilhena e do navio transporte África, que estavam no porto de Luanda. Não houve vítimas.

Características técnicas
Deslocamento: 558 toneladas
Dimensões: 42,56 m comp.; 7,75 m boca; 3,43 m calado
Armamento: 1 rodízio de 150 mm; 2 peças de 100 mm; 2 metralhadoras de 11 mm
Propulsão: 1 máquina compound de 500 I.H.P. - 1 veio = 13 nós
Guarnição: 111 marinheiros

Canhoneira "Açor" (1886-1933)
Canhoneira de ferro que foi construída em 1874, servindo como navio mercante até ser adquirida pela Armada em Portugal em 1886 para serviço de fiscalização aduaneira.
Canhoneira "Açor"
Cruzou na costa, Madeira e Açores por vários anos. Mais tarde foi reclassificada como caça-minas, e em 1923 foi transformada em navio- hidrográfico, sendo abatida ao efectivo em 1933. Em 1934 foi vendida por inútil.

Características técnicas
Deslocamento: 330 toneladas
Dimensões: 41,3 m comp.; 5,7 m boca; 2,7 m calado
Armamento: 1 peça de 3 libras
Propulsão: 1 máquina de 360 H.P. - 1 veio = 9 nós
Guarnição: 52 marinheiros

Canhoneiras Classe "Cacongo"
As canhoneiras de aço desta classe foram construídas em Birkenhead, na Inglaterra, e eram similares ao navio - hidrográfico "Salvador Correia" de 1895.
Canhoneira "Cacongo" (1886-1908)
Canhoneira que foi lançada à água em 19 de Junho de 1886 para o serviço de Angola. Fez parte da esquadrilha do Congo.
Em 1907 foi mandada passar ao estado de completo desarmamento em Bolama, sendo mandada abater no ano seguinte.

Canhoneira "Massabi" (1886-1908)
Canhoneira que foi lançada à água em 3 de Julho de 1886. Fez parte da esquadrilha do Congo.
Em 1908 passou ao estado de completo desarmamento e abatida no mesmo ano.

Características técnicas
Deslocamento: 276 toneladas
Dimensões: 36,57 m comp.; 5,94 m boca; 2,31 m calado
Armamento: 3 peças de 76 mm; 1 de 3 pdr.
Propulsão: 1 máquina a vapor de 375 H.P. - 1 veio = 11 nós
Guarnição: 42 marinheiros

Canhoneira "Zambeze" (1888-1924)

Canhoneira "Zambeze"
Canhoneira de madeira construida no Arsenal de Lisboa que foi lançada à água em 30 de Setembro de 1886. Prestou serviço em Angola, Ajuda, S. Tomé, Cabo Verde e Guiné.
Em 1920 foi mandada passar ao estado de completo desarmamento e em 1924 foi vendida por inútil.

Características técnicas
Deslocamento: 641 toneladas
Dimensões: 44,52 m comp.; 8 m boca; 3,55 m calado
Armamento: 2 peças de 100 mm; 2 de 47 mm ; 2 de 37 mm; 1 metr. de 6,5 mm.
Propulsão: 1 máquina compound de 460  h. p. - 1 veio = 10 nós
Guarnição: 109 marinheiros

Canhoneira "Mac-Mahon" (1889-1894)
Canhoneira "Mac-Mahon"
Canhoneira de aço que foi construída em Inglaterra em 1889. Também aparece simplesmente como vapor "Mac-Mahon". Prestou serviço em Moçambique.
Em 1894 perdeu-se na barra do Limpopo.

Características técnicas
Deslocamento: 304 toneladas
Dimensões: 37,79 m comp.; 6,40 m boca; 2,23 m calado
Armamento: 1 peça
Propulsão: 2 máquinas de T.E. de 350 H.P. - 2 veios = 11 nós
Guarnição: 25 marinheiros

Canhoneira "Diu I" (1881-1907)
Canhoneira "Diu I"

Canhoneira de madeira que foi lançada à água em Lisboa em 27 de Agosto de 1889. Prestou serviço em Macau, Japão, Timor e Moçambique. Tomou parte na campanha contra o Gungunhana. Serviu na Índia.
Em 1913 foi dada por inútil.

Características técnicas
Deslocamento: 740 toneladas
Dimensões: 45,6 m comp.; 8,4 m boca; 3,38 m calado
Armamento: 2 peças de 105 mm; 2 de 65 mm; 2 de 47 mm; 1 de 35 mm; 1 metr. de 6,5 mm:
Propulsão: 1 máquina de T.E. de 700 H.P. - 1 veio = 11,5 nós
Guarnição: 110 marinheiros

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