Englobando também o lugar da Ribeira Funda, a freguesia dos Fenais da Ajuda é assim denominada devido à abundância de feno, que em tempos houve e, d’Ajuda em honra da padroeira do antigo Convento Franciscano que existia no lugar. De igual modo, esta localidade também conhecida por Fenais da Vera Cruz, devido à semelhança da sua ponta com uma cruz, ou Fenais da Maia, pois era o termo da freguesia da Maia.
Trilho Moinhos da Ribeira Funda é uma pequena rota no lugar da Ribeira Funda que nos leva a entrar numa mata de Criptoméria (Cryptomeria japonica), Incenso (Pittosporum undulatum),
Faia-da-terra (Morella faya), Cabaceira (Pericallis malvifolia), entre outras. Também é possível ver algumas espécies de aves como o Milhafre (Buteo buteo rothschildi), o Melro-negro (Turdus merula), o Pisco-de-peito-ruivo (Erithacus rubecula) e a Alvéola
(Motacilla cinerea patriciae).
Poço da Tia Furtada |
Pelo trilho encontra-se as ruínas de uma antiga levada e algumas azenhas conhecidas como os Moinhos do Crim.
O percurso acompanha a ribeira pela margem direita, passando por um conjunto de cascatas. Ao atravessar uma ponte para a margem esquerda, existe um desvio que liga ao Trilho Praia da Viola (PR27 SMI).
Praia Calhau da Areia Freguesia da Maia |
Freguesia da Maia |
A Maia é uma das freguesias que constituem o concelho da Ribeira Grande tendo como origem da sua toponímia o nome da sua fundadora, uma matrona de nome Inês da Maia, ao que tudo indica oriunda da povoação homónima do norte de Portugal.
O território da freguesia inclui a fajã vulcânica, formada há cerca de 10 000 anos, onde se localiza o lugar da Maia, sede da freguesia.
Miradouro dos Barreiros |
Igreja de N. Senhora do Rosário (Lomba da Maia) |