Translate

Ayamonte


Praia de Isla Canela
A Praia de Isla Canela é uma das mais famosas da Costa da Luz, graças aos seus 5 quilómetros de areia fina e dourada que termina formando dunas fantásticas. As suas águas azuis e claras criam uma atmosfera única, na qual poderá relaxar contemplando entardeceres espetaculares em plena natureza.

Cabanas de Tavira

Forte de São João da Barra
Apenas a 500 metros de Cabanas, perdido entre o céu e o mar, com as suas muralhas e imponente porta de armas este forte do século XVII, em forma de estrela, serve agora como um alojamento ecológico. Preserva no interior um espaço de grande qualidade: praça de armas com poço e tanques de pedra (enquadrada pelas rampas de acesso aos 4 baluartes e rodeada de quartéis, cavalariças e paióis), tendo ao fundo a Casa do Governador, com capela e terraços lajeados.
Ilha de Cabanas
Antigamente conhecida também como ilha da Abóbora é uma ilha barreira localizada entre a Península de Cacela e a Ilha de Tavira, das quais se separa através da Barra do Lacém e da Barra de Tavira. Situa-se em pleno Parque Natural da Ria Formosa.

Alcoutim

 Alcoutim é uma vila no interior do Algarve, situada na fronteira com a Espanha, com um forte passado histórico e uma beleza natural marcada pelo Rio Guadiana e a Serra do Caldeirão.

Alcoutim
O castelo do século XIV, que abriga o Núcleo Museológico de Arqueologia, oferecendo vistas panorâmicas sobre a vila, o rio e a povoação espanhola de Sanlúcar de Guadiana, na outra margem.

Insetos da Ordem "Coleoptera"

 Escaravelho é o nome comum dado às várias espécies de insetos coleópteros que pertencem à família Scarabaeidae. Esse grupo de insetos apresenta uma grande diversidade de hábitos alimentares e modos de vida. Nele se incluem desde besouros pequenos até enormes, como o besouro-golias, além do famoso escaravelho sagrado (Scarabeus sacer), da família dos besouros conhecidos como besouros do esterco.

Besouro-rinoceronte
A imagem mostra um besouro-rinoceronte, que pertence à subfamília Dynastinae. A espécie exata pode ser o besouro-boi (Strategus aloeus) ou o besouro-rinoceronte europeu (Oryctes nasicornis), que são besouros grandes e robustos. Os machos geralmente têm um ou mais chifres, que usam para lutar com outros machos por parceiras. As fêmeas têm chifres mais curtos ou nenhum.

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Ordem: Coleoptera
Superfamília: Scarabaeoidea
Família: Scarabaeidae
Género: Scarabaeinae
Espécie:

Os Bostrichidae são uma família de besouros com mais de 700 espécies descritas. Eles são comumente chamados de besouros de trado , besouros de pólvora falsos ou besouros de pólvora com chifres . A cabeça da maioria dos besouros sem-fim não pode ser vista de cima, pois está direcionada para baixo e escondida pelo tórax. As exceções são os besouros de pólvora (subfamília Lyctinae) e membros da subfamília Psoinae.

Bostrichus

Bostrichus é um gênero de besouro encontrado no Paleártico (incluindo Europa ), Oriente Próximo e Norte da África.

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Ordem: Coleoptera
Superfamília: Bostrichoidea
Família: Bostrichidae
Género: Bostrichus
Espécie:

Cucujoidea é uma superfamília de insectos coleópteros da infraordem Cucujiformia.
Esta família é composta de espécies com tamanho relativamente reduzido. Uma das famílias mais importantes, Coccinellidae, alimentam-se de pragas comuns como os afídios e cochonilhas. No entanto, a maior parte dos membros desta família alimentam-se de fungos.
Joaninha
Joaninha é o nome popular dos insetos coleópteros da família Coccinellidae. Geralmente têm o corpo redondo e colorido, com muitas espécies predadoras de pragas agrícolas e com grande importância na agricultura, pois atuam como controle biológico.

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Artrópodes
Classe: Insecta
Ordem: Coleoptera
Subordem: Polyphaga
Família: Coccinellidae

Vila Real de Santo António

A cidade de Vila Real de Santo António situa-se á margem direita do Rio Guadiana. Marquês de Pombal queria firmar, frente a Ayamonte a presença portuguesa na foz do Guadiana. Na construção optou pelo estilo pombalino que transmite simplicidade e funcionalidade, impondo uma sobriedade racional refletindo o espírito iluminista que já presidira na reconstrução de Lisboa após o terramoto.
Praça Marquês de Pombal
No centro de Vila Real de Santo António coexistem diversos monumentos, de entre os quais se destaca a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Encarnação, construída no séc. XVIII, o Obelisco, mandado construir no centro da praça da vila, também no séc. XVIII.
Praia de Santo António
A Praia de Santo António apresenta uma areal muito extenso, com cerca de 1,8 Km. A Mata Nacional das Dunas Litorais de Vila Real de Santo António, assim como um fino cordão dunar rasteiro, acompanham todo o comprimento da praia.

Cidade de Reguengos de Monsaraz

No termo da antiga vila de Monsaraz, situada em dominicais da Casa de Bragança e depois da Coroa, que davam pelos nomes de Reguenguinho, Ramila e Mon Real, em redor de uma Ermida de Sto. António foi edificada a Vila de Reguengos. O agradável sítio, a fertilidade do terreno, e outras favoráveis circunstâncias, convidaram algumas famílias a construir as suas casas em redor da que era até ali uma solitária Ermida. Em poucos anos formou-se assim uma pequena aldeia, que cresceu de tal modo que foi necessária a criação efetiva de uma nova Freguesia, em 1752.
Cidade de Reguengos de Monsaraz
Tornou-se sede de concelho pela primeira vez em 1838 (substituindo a anterior sede do concelho na vila de Monsaraz) e definitivamente em 1851. Foi elevada à categoria administrativa de vila em 1840 e elevada a cidade em 9 de Dezembro de 2004.
Igreja Matriz de Santo António
Teve as suas raízes no ano de 1887, com a determinação da Junta da Paróquia de Reguengos de edificar um templo em terrenos dos Novos Paços do Concelho, resultando um edifício com características do espírito romântico da época gótico manuelina. É um dos melhores exemplos de igrejas neogóticos em Portugal.
Praça de touros José Mestre Baptista
Da autoria do mestre António Caeiro do Forno, a praça foi erguida com pedra, cal e tijolo. Com lotação para cerca de três mil pessoas.
Torre do Esporão
Considerada como uma das mais importantes torres construídas na passagem da Idade Média para a Idade Moderna, constitui-se no antigo solar na herdade dos Mendes de Vasconcelos, família nobre em ascensão na Corte, Ligada à casa de Bragança, na segunda metade do século XVI. Encontra-se classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1957.

Ermida Nossa Senhora dos Remédios, Herdade do Esporão
Piscinas Municipais Victor Martelo
Foram inauguradas em 1998 e trata-se de um dos maiores complexos de piscinas descobertas do distrito. Possui 4 piscinas descobertas e 1 piscina coberta de água quente para aprendizagem.
Parque da cidade
É segunda maior cidade do distrito de Évora (maior cidade da área suburbana de Évora), constituindo um dos quatro concelhos que compõem a área suburbana de Évora, os quais são Arraiolos, Montemor-o-Novo, Reguengos de Monsaraz e Viana do Alentejo. A cidade situa-se a apenas 25 minutos de Évora e a 90 minutos de Lisboa, ficando a uma distância de 166 km.

Alhandra, Alverca & Póvoa de Santa Iria

Alhandra

Alverca do Ribatejo
Alverca é chamada de "cidade verde" (devido ao elevado número de espaços verdes e ruas arborizadas). É um grande ponto de passagem a nível ferroviário e automóvel. Uma das características de Alverca é a sua ligação à História da Aviação Portuguesa, sendo considerado como o berço da aviação em Portugal. Aí se instalou em 1919 o aeródromo militar e as Oficinas Gerais de Material Aeronáutico. Também foi em Alverca que funcionou o primeiro aeroporto internacional português, denominado Campo Internacional de Aterragem, que serviu Lisboa até à inauguração do Aeroporto da Portela em 1940.
Póvoa de Santa Iria
Em 1916 a freguesia da Póvoa de Santa Iria separou-se de Santa Iria de Azóia.

Navio-Patrulha Oceânico Classe "Chilreu" (Espanha)

A Classe Chilreu consiste em quatro patrulhas oceanicos da Armada Espanhola , todos com características diferentes, dedicadas a missões de controlo, inspecção e apoio para a frota de pesca e à protecção dos interesses de pesca espanhóis.
Patrulha Oceanico "Alboran"
O primeiro é um velho barco de pesca construído em Gijón (Astúrias, Espanha) para Naval Gijon SA, adquirida pela Marinha e convertido em Navio-Patrulha, enquanto o resto das unidades foram construídos, como tal, por ordem directa da Marinha.
Patrulha Oceanico Arnomendi
O Arnomendi (P-63) foi construído em 2000. Nomeado em homenagem à montanha costeira de Arnomendi, em Guipúzcoa, sua principal missão é fazer cumprir as normas de pesca da frota pesqueira espanhola. O navio tem como porto de origem a Base Naval de Ferrol e faz parte da Força de Ação Marítima.
Patrulha Oceanico "Tarifa"

Características
Tipo: Navio-Patrulha Oceanico
Deslocamento: (P-61) 2.100 ton. (P-62, P-63 e P-64) 1800 1900 ton.
Autonomia: 15 000 milhas (P-61); 20 000 milhas (P-62); 24 000 milhas (P-63 P-64)
Aeronaves: Plataforma para helicóptero (P-62, P-63 e P-64)
Guarnição: 36 marinheiros