O percurso (PRC29 SMI) arranca e termina nas Caldeiras da Ribeira Grande, uma das zonas termais da ilha de São Miguel.
As Termas das Caldeiras da Ribeira Grande (Ribeira Grande) são um conjunto termal localizado no interior da ilha de São Miguel no concelho da Ribeira Grande tendo como data de construção o século XIX. Na zona central encontra-se uma caldeira de águas ferventes de grandes dimensões, cujas águas em tons azul claro estão em continua ebulição com a consequente desgasificação para o meio ambiente.
É aqui que se encontra a banheira mais antiga – de pedra e pertencente, na altura, a uma casa da família Moreira – datada de 1803, integrada depois no edifício dos banhos da coroa, construído em 1811. Pode-se tomar um revigorante banho de água termal ou receber uma massagem com lama vulcânica.
Ao descer pela estrada alcatroada e virar à esquerda encontra-se a zona de Cozidos
Aqui pode-se fazer um belo cozido das Caldeiras, cozinhado a preceito pela mãe natureza. Sim, não é só nas Furnas que se come o belo do cozido açoriano confeccionado nas entranhas da terra.
Zona de Cozidos 2 |
Continuando na direção Lombadas/Monte Escuro até encontrar uma conduta metálica. Continua-se pela esquerda na estrada alcatroada e vira-se à direita, transpondo um muro em direção à Barragem da Fajã do Redondo.
Barragem da Fajã do Redondo entrou em exploração no ano de 1927, para reforçar o abastecimento de energia elétrica a Ponta Delgada. O muro da barragem tem 11 metros e ainda é utilizada.
Conduta Metálica |
Passadiço Metálico |
Cascata Salto do Cabrito |
Banhos na Cascata Salto do Cabrito |
De volta ao caminho principal sobe-se até chegar à estrada asfaltada, virando à direita. Segue-se a sinalética e vira-se à direita para um caminho de terra batida. Atravessa-se duas ribeiras, a segunda de maior caudal.
Caminho das Caldeiras da Ribeira Grande |
Adiante encontra-se uma bifurcação, segue-se pela direita cortando na primeira à esquerda, até encontrar um caminho em pedra de calçada, onde deve-se virar de novo à direita de volta às Caldeiras da Ribeira Grande.