Translate

Vila da Povoação

Vista Aérea da Povoação
É composta pelos lugares (localmente chamados de lombas) Lomba do Cavaleiro, Lomba do Carro, Lomba do Botão e Lomba dos Pos.
Vista do Miradouro da Lomba do Cavaleiro
Este miradouro (232 m de altitude) fica situado na Lomba do Cavaleiro. Deste miradouro podemos avistar algumas Lombas da Povoação, o Pico dos Bodes e o Pico da Vara. Igualmente, se vê a orla costeira desde a Povoação até ao Faial da Terra, incluindo a Fajã do Calhau.
Ermida de Santa Bárbara
Acredita-se ser este o primeiro templo edificado na ilha, no local onde os primeiros povoadores celebraram a primeira Eucaristia quando do início do seu povoamento, no século XV. 
Igreja de Nossa Senhora da Mãe de Deus
Foi edificada no século XIX ano de 1848, por iniciativa do padre Julião Francisco Tavares, bem como os habitantes da localidade que desejavam um templo maior do que a antiga Igreja de Nossa Senhora do Rosário.
Igreja de Nossa Senhora do Rosário
Situada na zona sudoeste de Povoação, foi edificada no início do século XVI, sendo uma das mais antigas da ilha. No início era a Igreja Matriz de Povoação, e por isso chamada atualmente de Matriz Velha. Sendo primeiro dedicada a Nossa Senhora dos Anjos, passou a ser chamada de Nossa Senhora do Rosário ao ser construída a nova igreja matriz.
Praia da Ribeira dos Pelames
A Praia da Ribeira dos Pelames é de areia fina com cerca de 120 metros de frente de praia, com zona de banhos de mar aberto, de fundo arenoso e alguns seixos e calhau rolado e a temperatura média da água de banhos ronda 22ºC. Mesmo ao lado desta praia estão localizadas as Piscinas Municipais.
Ribeira dos Pelames e ponte centenária
Porto de Pescas

Ribeira do Purgar Povoação
Miradouro da Ponta do Pôr-do-Sol

Sem comentários: