Translate

Trilho Padrão das Alminhas - Salto da Farinha (PR21 SMI)

Esta rota linear em Nordeste, liga as freguesias da Achadinha à Salga, passando por locais de enorme beleza natural e de grande importância histórica.

Inicie o percurso junto ao Padrão histórico das Alminhas, monumento que assinala o desembarque das forças liberais vindas da ilha Terceira, em Agosto de 1831, no contexto da Guerra Civil Portuguesa (1828-1834). Siga pela estrada em direção à costa, passando pela Casa da Cultura João Melo. Ao longo da descida aprecie a vista sobre orla costeira.
Cascata do Risco
Vire à esquerda por um caminho de terra paralelo a uma levada que antigamente abastecia uma azenha. Nesta zona conhecida por Risco aproveite para explorar o espaço, das cascatas até à praia. 

De volta ao percurso, suba ao longo da encosta até à primeira bifurcação onde deverá seguir à esquerda, optando de igual modo nos restantes cruzamentos. 

Ao longo desta volta irá passar pelo Poço Azul, onde pode aproveitar para se refrescar e seguidamente pela Ponte de Nosso Senhor. 
Zona Balnear da Foz das Coelhas
Chegando, de novo, à primeira bifurcação, continue à esquerda, em direção ao Salto da Farinha (Salga) até chegar à estrada onde deverá seguir à direita.
Cascata Salto da Farinha
Acompanhe a curva e vire à direita por um trilho que desce para o Salto da Farinha, uma queda de água com cerca de 40 metros de altura que antigamente auxiliava na moagem de cereais. Passe ao lado da cascata até uma zona de merendas e faça o desvio à esquerda para a base deste curso de água.

O percurso termina no parque de estacionamento. Aproveite para se refrescar nesta zona balnear com acesso ao mar, ou na pequena piscina junto aos sanitários. No topo da subida encontra-se o miradouro do Salto da Farinha de onde é possível ver a cascata bem como a costa Norte da ilha.
Igreja São José (Salga)
A palavra salga vem do uso do sal na conservação dos alimentos, utilizados desde a Roma antiga, para prevenir que os alimentos se degradassem pela acção de fungos e bactérias.

Sem comentários: