Emissão “Azevedo Coutinho”
Em 1970 verificando-se a necessidade de substituição da emissão “Heróis da Ocupação” iniciou-se o processo de produção de novas notas para diversos valores. Uma das primeiras a surgir foi a nota de 50$ com a efígie de Azevedo Coutinho (militar nas Campanhas de Ocupação e Pacificação de Moçambique, governador geral da colónia de Moçambique e ministro da Marinha e Ultramar).
![]() |
Nota 50$00 Escudos |
Primeira emissão: 1972
Retirada da circulação: 1974
Estas notas foram produzidas pela Thomas de La Rue & Co Ltd e seguiram em termos de desenhos as chapas produzidas pela mesma empresa para a Metrópole e para Angola. Na frente impresso em preto apresentava a efígie de Azevedo Coutinho colocada ao centro-esquerda sobre fundo multicolor, com a numeração a vermelho. O verso impresso a verde azeitona sobre fundo multicolor. Marca de água com o brasão de Moçambique. Esta nota circularia até à independência de Moçambique.
Emissão "D. Afonso V"
Na sequência da nota de 50 escudos foi ainda produzida nota de 1000 escudos, dado que a série dos Heróis de Ocupação tinha quase 20 anos de serviço. As notas de 1000 escudos com a efígie de D. Afonso V produzida na Casa da Moeda de Lisboa seguiu uma estrutura utilizada para outra emissão colonial (Emissão “D. Afonso V” para São Tomé) da mesma altura.
![]() |
Nota 1000$00 Escudos |
Primeira emissão: 1972
Retirada da circulação: 1974
A nota apresentava a efígie de D. Afonso V de perfil olhando para a esquerda colocado à direita. Na frente predominavam as cores cinzento, laranja e verde. No verso voltava a representação da Navegação com cores semelhantes à frente da nota.