Translate

Área de Paisagem Protegida Monte da Guia

Esta área protegida tem cerca de 74 hectares e está localizada a sudeste da cidade da Horta.
Monte da Guia
Estrutura geológica, mesmo às portas da cidade da Horta, com origem vulcânica, é na pratica um cone vulcânico com 145 metros de altura e com origem submarina.
Monte da Guia vista a partir do Monte das Moças
É constituída por dois cones vulcânicos, o Monte da Guia e o Monte Queimado, crateras, encostas, arribas, baías, enseadas, praias de calhau e areia, recifes rochosos e grutas marinhas.
Praia do Porto Pim
Situada numa baía abrigada, com acesso direto pelo centro da cidade da Horta, a Praia de Porto Pim é a mais frequentada da Ilha do Faial. Inserida num belo cenário natural em que se destaca o Monte da Guia.
Portão do Mar ou Reduto da Patrulha
Erguido no século XVII, tinha como função proteger o acesso ao Porto Pim, primitivo porto da Horta. Integrava o conjunto de fortificações que fechavam aquele ancoradouro, coordenadas pelo Forte de São Sebastião.
Baía do Porto Pim
Neste local, a intervenção humana está bem visível desde o século passado. Contudo, continua a ser um dos locais de excelência dos Açores, porque inclui o habitat prioritário de dunas cinzentas e vegetação endémica de elevado valor.
Forte de São Sebastião
O "Forte de São Sebastião", referido até ao século XIX como "Forte da Cruz dos Mortos", integra o conjunto das chamadas “Fortificações da Baía do Porto Pim”, que até à construção do porto comercial (1876), constituiu-se no principal porto da Horta. Erguido a partir do século XVII, deste conjunto defensivo, ligado por um muro de suporte ao longo da baía de Porto Pim, conservam-se:

- Guarita ou Vigia (no extremo oeste);
- Forte ou Castelo de São Sebastião;
- Portão do Mar ou Reduto da Patrulha;
- Bombardeira (no extremo leste).
Baía das Caldeirinhas, Monte da Guia
Aqui é possível percorrer o trilho Entre Montes (PRC08FAI) e visitar a Casa dos Dabney, a Estação de Peixes Vivos - Aquário do Porto Pim e a Fábrica da Baleia de Porto Pim.

Sem comentários: