Translate

Freguesias de Torre de Coelheiros e Nossa Senhora de Machede

Actualmente a freguesia de Torre de Coelheiros abrange também as extintas freguesias de São Bento de Pomares, São Jordão e São Marcos da Abóbada. Antiga terra dos Cogominhos, a freguesia, também conhecida por Nossa Senhora do Rosário, foi instituída em 1535, a pedido de Nuno Fernandes Cogominho.
Paço dos Cogominhos
Mais propriamente um solar, acredita-se que foi construída por volta de 1357, por iniciativa de Fernão Gonçalves, meirinho-mor do rei D. Afonso IV (1325-1357), com a função de paço senhorial.


Ponte Ferroviária 
O Ramal de Reguengos, originalmente designado Linha do Guadiana, era uma ligação ferroviária entre as localidades de Évora e de Reguengos de Monsaraz. Foi inaugurado em 6 de Abril de 1927.




São Vicente de Valongo é uma freguesia rural extinta do concelho de Évora, na confluência com o concelho de Redondo. Devido à sua baixa densidade populacional foi extinta nos primeiros anos do século XX, sendo anexada à freguesia de Nossa Senhora de Machede.


Também referido como Castelo Real de Montoito
Castelo de Valongo
A primitiva ocupação humana do sitio remota à época Romana, posteriormente sucedidos por Visigodos e Muçulmanos. Foram estes últimos os responsáveis pela fortificação do local, conforme atestam algumas inscrições islâmicas em seu interior.

Torre Menagem
A Torre de Menagem é dividida internamente em três pavimentos, assentos sobre abóbadas em cruzaria de ogiva.

Em posição dominante sobre uma elevação na Herdade da Grã, próximo ao ribeiro da vila
Apresenta planta quadrada, reforçada nos vértices por quatro torres também quadrangulares. O topo das muralhas é percorrido por adarve defendido por ameias, estas também de secção quadrangular.

Classificado como Monumento Nacional

Barragem de Monte Novo

Barragem de gravidade em betão com uma altura de 30 m acima da fundação (28 m acima do terreno natural) e um comprimento de coroamento de 160 m. O volume de betão é de 32.270 m³.

Sem comentários: