Translate

As praias de Sintra

O tempo é quase sempre uma incerteza e o mar costuma enregelar-nos os ossos, mas não há dúvida que Sintra tem algumas das praias mais bonitas e surpreendentes da Grande Lisboa.
Praia de São Julião
A Praia de São Julião, também conhecida por Praia da Foz do Falcão, possui um areal de dimensões razoáveis. Prolonga-se cerca de 600 metros para Sul, junto à base da falésia que aí se ergue, na forma de uma língua de areia. Aqui, o mar é por norma agitado.
A Ribeira da Foz do Falcão personifica a fronteira natural entre os concelhos de Sintra e Mafra.
Praia da Vigia
A Praia da Vigia, também conhecida por Praia de Vide, tem uma língua de areal muito extensa com cerca de 1,4 Km. À medida que se caminha para Norte, a faixa de areia vai estreitando.
Praia do Magoito
Também conhecida por Praia de Santa Maria do Magoito, tem uma língua de areal muito extensa localizada num vale.
Praia da Aguda
A Praia da Aguda apresenta uma fina língua de areal muito extensa. Na maré alta, grande parte do areal fica imerso. A falésia alta proporciona uma vista agradável sobre a paisagem.
Praia Pequena do Rodízio
Apresenta uma língua de areal extensa. Na zona Norte, predominam formações rochosas, o que torna esta área pouco convidativa para idas a banhos. O mar é regra geral agitado, tornando esta praia bastante procurada por amantes de desportos náuticos. O acesso é feito por um caminho na zona central que desce a falésia e culmina nas ruínas terraplanadas daquilo que outrora foram habitações.
Praia Grande do Rodízio
A Praia Grande do Rodízio possui um areal muito extenso e amplo. Na falésia a Sul, junto à faixa de areia conhecida por Praia da Lagoa, existem fósseis de pegadas de dinossauro das espécies Iguanodon e Megalossauro datadas do período cretáceo inferior. Na zona Norte, encontra-se o Hotel Arribas e a sua piscina ao ar livre. A fauna marinha é abundante.
Esta praia faz parte dos circuitos dos campeonatos mundiais de surf e bodyboard.
Miradouro Praia do Carneiro
A Praia do Caneiro possui um areal de dimensões razoáveis ladeado por escarpas muito altas e íngremes. A pequena enseada onde se situa, proporciona águas calmas e abrigo do vento.
Praia da Ursa
A Praia da Ursa adquiriu o seu nome devido à Lenda da Praia da Ursa. O areal é extenso, com amplitude razoável e rodeado por falésias. Localiza-se cerca de 1 Km a Norte do Cabo da Roca. Dentro de água, existem duas imponentes formações rochosas batizadas de Ursa e Gigante. Nas alturas de maior pluviosidade é possível observar a cascata formada pela Ribeira da Ursa, na zona Norte da praia, onde também existe uma pequena gruta.
Praia do Porto do Touro
A Praia do Porto do Touro possui uma base constituída por seixos rolados, rodeada por uma falésia. Na zona de banhos há vários penedos emersos. Existem dois casebres abandonados, vestígios de atividade antiga por parte de pescadores, que utilizavam esta praia como porto de abrigo.

Sem comentários: