Translate

Carcavelos & Parede

Por alvará de 11 de agosto de 1759, o «reguengo a par de Oeiras», que veio, depois, a ser também conhecido por vila de Bucicos, seria associado a outras áreas do território do concelho de Cascais, para a formação da vila de Carcavelos, não obstante se manter sob a alçada da donatária de Cascais. Recuaram, então, até à «Ribeira de Carcavelos» os confins da extremidade oriental do concelho, que assim perdeu, com as povoações do Arneiro, Carcavelos, Rebelva, S. Domingos de Rana e Sassoeiros, a Torre da Aguilha e restantes lugares entre a mesma ribeira e a foz do Tejo.

Praia de Carcavelos
A Praia de Carcavelos tem um areal amplo e muito extenso, com cerca de 1,3 Km.
A presença de rochas imersas é nula, algo raro ao longo da Linha de Cascais.
A delimitar a zona de banhos a poente, encontra-se uma formação rochosa conhecida por Ponta da Rana. Na zona central, passa um pequeno curso de água.
Esta é uma praia bastante procurada por amantes de desportos náuticos devido às ondas aqui geradas.

Em meados do século XIX, a Parede, que, então, integrava a freguesia de S. Domingos de Rana, já constituía um importante núcleo populacional associado à extração e preparação de pedra, onde subsistiam, também, uma pequena comunidade piscatória e alguns agricultores. Ainda que, no princípio do século passado se anotasse que o seu território se caracterizava por «retângulos de terreno [...] circundados de muros de pedra solta [que] eram vinhas que produziam o bom vinho de Carcavelos, e que a filoxera destruiu por completo», a localidade assistiria, a partir de 1890, ao nascimento de um novo bairro, entre o caminho-de-ferro e o oceano, por iniciativa de José Nunes da Mata, que, nesse ano, a visitou pela primeira vez e veio, depois, a assumir-se como o seu principal divulgador.
Praia da Parede
A Praia da Parede é uma praia muito conhecida pelas suas características terapêuticas. Os efeitos benéficos do iodo que aí encontramos são ideais para quem sofre de problemas nos ossos. Esta praia é também fortemente procurada pelos veraneantes para a exposição solar.

Praia das Avencas

A Praia das Avencas apresenta um areal de dimensões medianas, delimitado a Noroeste pelas escarpas da falésia e a Sudeste por um pontão.
Esta é uma área de abundância de fauna e flora marinha tendo, inclusive, sido criada a Zona de Interesse Biofísico das Avencas.

Sem comentários: