Translate

União das Freguesias de Camarate, Unhos e Apelação

Constituída em 2013, no âmbito de uma reforma administrativa nacional, pela agregação das antigas freguesias de Camarate, Unhos e Apelação. A sede da nova freguesia situa-se em Camarate, a maior e mais povoada das três.

Quinta da Fonte (Apelação)

União das Freguesias de Santo Antão e São Julião do Tojal

Igreja Matriz (S. João do Tojal)

Palacio-Fonte Monumental da Mitra
O Palácio da Mitra, vulgarmente conhecido como Palácio dos Arcebispos é uma antiga residência de veraneio, primeiro dos Arcebispos, e depois, dos Patriarcas de Lisboa.

União das Freguesias de Santa Iria de Azoia, São João da Talha e Bobadela

São João da Talha
São João da Talha
Bobadela
Aqui passou algumas temporadas el-rei D. Manuel I, aquando de surtos periódicos de peste ocorridos na capital durante o seu reinado, sendo na altura esta terra conhecida pela pureza das suas águas, consideradas medicinais.


Castelo de Pirescoxe (S. João da Talha)

Cidade de Loures

Em 10 de Outubro de 1833 travou-se nos campos de Loures um combate entre os exércitos liberais e miguelistas com a vitória dos primeiros. O concelho foi criado por Decreto Real de 26 de Julho de 1886, na sequência da extinção do concelho dos Olivais.

Parque da Cidade de Loures, Fachada da Igreja de S. Paulo (Replica)

Monumento aos mortos da grande guerra
Igreja Matriz e Cruzeiro

União das Freguesias de São Manços e São Vicente do Pigeiro

Cruzeiro e Igreja Paroquial de São Manços, Évora
Vila de São Manços fez parte do Morgado de São Manços instituído por Vasco Martins de Pavia e sua mulher Dona Maria Fernandes Cogominho, sendo seus descendentes a família Mesquita Pimentel de Pavia. Segundo a lenda, terá sido no local onde se ergue a igreja paroquial desta freguesia que foi martirizado São Manços, que a tradição diz ter sido o primeiro Bispo de Évora.


Igreja Matriz, de Vendinha
São Vicente do Pigeiro é uma localidade portuguesa do concelho de Évora, que nos censos de 1911 a 1930 estava anexada à freguesia de São Manços. Pelo decreto lei nº 27.424, de 31/12/1936, foi extinta a freguesia de Pigeiro. Pelo decreto lei nº 35.927, de 01/11/1946, foi-lhe dada de novo a autonomia administrativa. Foi sede de freguesia até 2013, no âmbito de uma reforma administrativa nacional, para, em conjunto com São Manços, formar uma nova freguesia denominada União das Freguesias de São Manços e São Vicente do Pigeiro.