Translate

Serra da Tronqueira e Planalto dos Graminhais

Sendo um dos últimos e o mais extenso e importante núcleo de vegetação nativa em São Miguel, a Serra da Tronqueira alberga um precioso conjunto de endemismos botânicos. Associados a estes podemos observar igualmente grande parte dos passeriformes endémicos dos Açores que evoluíram, a par com a Floresta Laurissilva, sendo um deles o singular priolo.

Acidente geológico tem o seu ponto mais elevado a 1108 metros de altitude acima do nível do mar e é o ponto mais elevado da ilha de São Miguel.

Caminho pedestre para o Pico da Vara 
Para além da sua importância em termos de conservação, esta zona brinda-nos continuamente com paisagens mistas de beleza e misticismo, para além de inúmeras perspectivas dignas de postal. O exemplo magnífico é a contemplação do Pico da Vara, desde o Miradouro da Tronqueira.
Pico da Vara
Nas suas encostas nascem vários cursos de água, nomeadamente a Ribeira do Purgar, a Ribeira dos Lagos, Ribeira da Mulher, Ribeira do Falhado, a Ribeira dos Caldeirões, entre outros de menos caudal.
O planalto dos Graminhais situa-se no interior de São Miguel a nordeste das Furnas, na cota dos 900 metros de altitude, ocupando a zona de turfeira activa uma área de cerca de 100 hectares.Em conjunto com o Pico da Vara forma o maior conjunto montanhoso da ilha de São Miguel.
Lagoa das Furnas
É uma das paisagens originais mais antigas de São Miguel, sendo já referida no século XVI, por Gaspar Frutuoso, no seu livro Saudades da Terra, como um prado natural.
Abarca igualmente em conjunto com o Pico da Vara a zona de protecção ao Priolo e alberga uma Reserva Integral de Caça.
Neste planalto é possível observar a Narceja em estado selvagem.
Parque eólico dos Graminhais
Uma visita aos Graminhais pode ser uma experiência única e marcante, sendo o local, seguramente, uma das mais belas e originais paisagens do arquipélago dos Açores: pintada por montes de musgões, juncos e cedros, matizada, durante grande parte do ano, por chuvas e nevoeiros, conferindo ao lugar uma atmosfera mística de grande beleza.
Salto do Cavalo, Furnas



Sem comentários: