Este percurso municipal inicia-se no miradouro do Palheiro, segue ao longo da costa norte, passando pelo centro da freguesia da Ribeirinha até à Vigia das Baleias e Farol localizados na Ponta do Cintrão. Durante este passeio poderá desfrutar de diversas vistas sobre a costa norte, com destaque para o maciço vulcânico das Sete Cidades.
O Miradouro de Santa Luzia fica situado sobre o mar e oferece uma vista singular e encantadora da cidade, da praia Monte Verde e da costa norte, bem como do maciço vulcânico da Serra Devassa.
Igreja São Salvador do Mundo |
”um lugar de boas e frescas águas, bem avizinhada de gente ao longo da qual tem sua rica quinta Rui Gago da Câmara, parente do Conde de Vila Franca, Capitão desta ilha (…)”.
No século XVI, Gaspar Frutuoso assim se lhe referia
Porto de Pescas de Santa Iria |
“ Esta vila (Ribeira Grande) está situada à beira-mar mas, não oferecendo sua costa porto seguro para desembarques, foi construído um cais no sítio denominado Ponta de Santa Iria, em distância da Vila de cerca de 2 kilómetros, obra em que se gastaram tão poucos contos de réis, e de que pouca utilidade até hoje se tem retirado."
Joaquim Cândido Abranches em Álbum Micaelense
Até meados do século XIX, era este lugar, no Porto da Ribeirinha ou Porto de Santa Iria, se efetuavam descargas de sal vindo do Continente e o embarque de laranja para o estrangeiro.
Miradouro do Cintrão |
Farol Ponta do Cintrão |
Farol da Ponta do Cintrão * – Estrutura inaugurada a 1957, composta por farol (14 metros de altura), habitação do faroleiro e anexos, situado no alto de uma falésia de nome Ponta do Cintrão cujo altitude varia entre os 60 e os 100 metros. Esta estrutura é um dos maiores promontórios da ilha de São Miguel, pertencente ao complexo vulcânico do fogo formado por espessas escoadas de lavas traquíticas, também designadas por “domos”.
Ponta do Cintrão (Miradouro de Santa Iria) |
Localizado numa ravina sobre o mar, o Miradouro proporciona uma vista soberba sobre a encosta, desde os Fenais da Ajuda até às Capelas, num ambiente de mistério e serenidade num confronto sem igual entre a verde e o azul do Oceano.