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Armada Portuguesa: Arrastões Militarizados (1ª Guerra Mundial)

A Marinha de Guerra Portuguesa não constituiu excepção àquela regra e como consequência da declaração de guerra da Alemanha a Portugal, em 9 de Março de 1916, algumas dezenas de navios foram requisitados, artilhados e incorporados na Armada.
Caça-Minas "Açor II" (1916-1919) ex Açor
Arrastão construído na Escócia em 1906, foi requisitado em ambas as Guerras Mundiais como caça - minas Foram requisitados onze arrastões, tendo oito deles sido utilizados na rocega de minas e com propriedade classificados caça-minas, e três outros foram destinados a missões de patrulha e de escolta, sendo classificados patrulhas de alto-mar.

Características técnicas
Deslocamento: 244 toneladas
Dimensões: 37,48 m comp.; 6,71 m boca; 3,47 m calado
Armamento: 1 peça de 76 mm; 1 metralhadora
Propulsão: 1 máquina de T.E. a vapor saturado de 450 H.P. - 1 veio =10 nós

Caça-Minas "Baptista de Andrade" (1916-1919) ex. Alda Benvinda
Foi construído em Inglaterra em 1907. A militarização dos arrastões do alto, navios preparados para a pesca do arrasto, pelo facto estarem equipados com um poderoso guincho para poder meter dentro a rede, facilmente foram transformados em caça-minas, passando o guincho a atar os cabos de rocega.

Características técnicas
Deslocamento: 273 toneladas
Dimensões: 40,5 m comp.; 6,74 m boca; 3,71 m calado
Armamento: 1 peça de 76 mm; 1 metr.de 6,5 mm.
Propulsão: 1 máquina de T.E. de 450 H.P. - 1 veio = 9,5 nós

Caça-minas "Celestino Soares" (1916-1919) ex. Serra D `Agrella
Foi mobilização a 31 de Junho de 1916, para servir na Defesa Marítima da Barra de Lisboa. Foi utilizado simultaneamente como caça-minas e patrulha de alto mar.

Características técnicas
Deslocamento: 250 toneladas
Dimensões: 39,5 m comp.; 6,67 m boca; 3,73 m calado
Armamento: 2 peça de 47 mm Hotchkiss;
Propulsão: 1 máquina de T.E. a vapor saturado de 430 H.P. -1 veio =10 nós
Guarnição: 23 marinheiros

Caça-minas "Hermenegildo Capelo" (1916-1919) ex. Maria Luiza II
O "NRP Hermenegildo Capelo" antes de ser requisitado para a função de caça-minas, em 24 de Maio de 1916, era o arrastão da pesca do alto "Maria Luisa II", com o objectivo de executar missões de rocega de minas e patrulhas nas costas continentais e insulares. Em Novembro de 1917 o caça-minas "NRP Hermenegildo Capelo", numa das suas missões de rocega em parelha com o "NRP Baptista de Andrade" conseguiu transportar para o areal da Trafaria uma mina que depois de ser neutralizada foi exposta ao público na base da Esquadrilha de Patrulhas, em Belém. Ainda em Novembro, dia 28, durante uma outra missão de rocega com o mesmo navio companheiro abriu fogo sobre um navio norueguês que entretanto se tinha tornado suspeito.

Características técnicas
Deslocamento: 218 toneladas
Dimensões: 36,74 m comp.;
Armamento: 1 peça de 47 mm;
Propulsão: 1 máquina de T.E. - 1 veio = 9,5 nós

Caça-minas "Roberto Ivens" (1916-1917) ex. Lordello
Era o arrastão da pesca do alto "Lordelo", propriedade da Empresa Portuense de Pescarias, Lda, construído em Selby, em 1906. No dia 26 de Julho de 1917, cumpria a sua missão de rocegar minas, na zona compreendida entre o Cabo da Roca e o Cabo Espichel, onde se encontravam vários daqueles engenhos que por ali eram regularmente fundeados pelos submarinos inimigos, tal como as 6 minas largadas alguns dias antes, em 14 de Julho, pelo submarino alemão UC-54. Durante a rocega, a 17 milhas a Sul da baía de Cascais, pelas 13 horas, o "NRP Roberto Ivens" colidiu com uma mina que explodiu partindo o navio ao meio, provocou o seu afundamento imediato e a morte de quinze elementos da sua guarnição.

Características técnicas
Deslocamento: 281 toneladas
Dimensões: 39 m comp.;
Armamento: 1 peça de 47 mm;
Propulsão: 1 máquina de T.E. = 9,5 nós
Guarnição: 22 marinheiros

Caça-minas "Thomáz Andréa" (1916-1919) ex. Douro
Foi construído na Escócia em 1907

Características técnicas
Deslocamento: 357 toneladas
Dimensões: 44 m comp.; 6,9 m boca; 3,7 m calado
Armamento: 2 peças de artilharia
Propulsão: 1 máquina de T.E. vertical de 480 H.P. - 1 veio = 9,5 nós

Patrulha Alto Mar "Augusto de Castilho" (1916-1918) ex. Elite
Foi o primeiro arrastão Português destinado à pesca do bacalhau, mandado construir por encomenda da Parceria Geral de Pescarias Lda., em 1909, no estaleiro Cochrane and Sons, em Selby, Inglaterra. A 13 de Outubro o "NRP Augusto de Castilho" recebeu ordens para escoltar o navio de transporte de passageiros "San Miguel". No dia seguinte quando já navegava entre o porto do Funchal para o porto de Ponta Delgada, os dois navios Portugueses foram avistados pelo submarino alemão U-139. No combate que se seguiu e que incrivelmente se prolongou por mais de duas horas, perdeu a vida o Comandante e mais seis elementos da sua guarnição. Esgotadas as munições no "NRP Augusto de Castilho", este foi obrigado a render-se, não sem que os seus artilheiros tenham atingido repetidas vezes o submarino alemão U-139. Despojado de tudo o que os alemães conseguiram saquear acabou por ser afundado com cargas de demolição colocadas pelos alemães.

Características técnicas
Deslocamento: 315 toneladas
Dimensões: 48,76 m comp.;
Armamento: 1 peça de 65 mm; 1 peça de 47 mm
Propulsão: 1 máquina de T.E. - 1 veio = 10 nós
Guarnição: 42 marinheiros

Patrulha-Auxiliar "Tenente Roby" (1916-1924) ex Condestável

Foi requisitado como navio patrulha.

Características técnicas
Armamento: 1 peça de 76 mm;


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