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Armada Real Portuguesa: Canhoneiras da década de 1890

Canhoneira "Limpopo" (1890-1943)
Foi construída em Inglaterra nos estaleiros Poplar em 1890.
Canhoneira Mista "Limpopo"
Prestou serviço em Moçambique, Angola, Ajuda, S. Tomé e Cabo Verde. Em 1904, na baía dos Tigres, obrigou uma esquadra russa a respeitar a neutralidade portuguesa no conflito russo-japonês.
Em 1939 foi mandada passar à disponibilidade e em 1943 abatida ao efectivo por inútil.

Características técnicas
Deslocamento: 288 toneladas
Dimensões: 37,6 m comp.; 6,3 m boca 1,9 m calado
Armamento: 2 peças de 3 pdr.
Propulsão: 1 maquina de 523 h.p. - 1 veio = 11,3 nós
Guarnição: 34 marinheiros

Canhoneira "D. Luiz" (1895-1911)
Foi construída no Arsenal de Lisboa, em 22 de Junho de 1895.
Canhoneira "D. Luiz"
Prestou serviço em Angola, Cabo Verde e Guiné. Foi o primeiro navio de guerra português a dispor de energia eléctrica
Em 1910 foi mandada passar ao estado de completo desarmamento e abater ao efectivo por inútil.

Características técnicas
Deslocamento: 802 toneladas
Dimensões: 45,9 m comp.; 8,36 m boca; 4,51 m calado
Armamento: 4 peças de 105 mm; 3 peças de 47 mm; 1 metralhadora
Propulsão: 1 maquina compound horizontal de 500 h.p. - 1 veio = 10 nós
Guarnição: 122 marinheiros

Canhoneira "Tomás Andrea" (1896-1900)
Pequena canhoneira de madeira que foi construída em Hong-Kong em 1896 para o distrito de Timor.
Canhoneira "Tomás Andrea"
Prestou serviço em Macau e em Timor.
Em 1900, em Timor, foi condenada por inavegável.

Características técnicas
Deslocamento: 260 toneladas
Dimensões: 35,73 m comp.; 5,56 m boca; 2,64 m calado
Armamento: 2 peças
Propulsão: 1 máquina de 180 H.P. - 1 veio =10,3 nós
Guarnição: 26 marinheiros

Canhoneira "Chaimite" (1898-1921)
Canhoneira de aço que foi lançada à água em Lisboa em 13 de Agosto de 1898 e se destinava à província de Moçambique. 
Canhoneira "Chaimite"
Foi, alem do Cruzador Adamastor, a outra unidade naval adquirida com os fundos resultantes da Grande Subscrição Nacional... Foi, além disso, a primeira unidade naval a ser construída em aço, no nosso país, nos estaleiros da Parry & Son, em Lisboa... Seguiu para Moçambique em 1899, onde serviu na esquadrilha do Zambeze. Entrou em operações de guerra na província.
Em 1919 passou ao estado de completo desarmamento e foi mandada abater ao efectivo da marinha colonial.

Características técnicas
Deslocamento: 341 toneladas
Dimensões: 40,8 m comp.; 8 m boca; 2 m calado
Armamento: 2 peças de 47 mm; 2 metralhadoras
Propulsão: 2 máquinas a vapor de 480 h.p. - 2 veios = 11 nós
Guarnição: 26 marinheiros 

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