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Armada Real Portuguesa: Navios Auxiliares (1878-1947)


Vapor "Auxiliar" (1878-1896)
Vapor de dois hélices comprado à volta de 1878 para a pilotagem do rio Quelimane.. Havia sido construído em Inglaterra, e prestou serviço na Armada entre 1878 e 1896.
Vapor "Auxiliar"

Características técnicas
Deslocamento: 180 toneladas
Dimensões: 
Armamento: 1 canhão revólver de 37 mm; 2 metralhadoras
Propulsão: 1 máquina a vapor de 50 h.p. 2 veios = 10 nós
Guarnição: 35 marinheiros

Vapor "Guine" (1879-1883)
O vapor Hugh Parry, construído na H. Parry & Son, de Lisboa, foi um navio de ferro de rodas laterais da carreira do Sado, entre Setúbal e Alcácer do Sal.
Vapor "Guine"
Em 1879 o Ministério da Marinha adquiriu-o para serviço na Guiné, dando-lhe este nome. Serviu a nesta colónia entre 1879 e 1883. Perdeu-se por alquebramento, quando varado para beneficiação na ponte-cais de Bolama.

Características técnicas
Deslocamento: 139 toneladas
Dimensões: 34,14 m comp; 4,76 m boca; 1,68 m calado;
Armamento: 2 peças de bronze de 86 mm
Propulsão: 1 máquina de baixa pressão de 200h.p. - 2 rodas laterais
Guarnição: 35 marinheiros

Vapores Classe "Fluminante"
Navios que serviram na Escola de Torpedos de Paço de Arcos, foram construídos o primeiro em Inglaterra e o segundo em Portugal nos estaleiros Parry & Son.
Vapor "Fulminante" (1880-1913)
Vapor de hélice construído em Inglaterra em 1880 para o serviço da Escola de Torpedos de Paço de Arcos.
Em 1909 desarmou, em 1910 foi abatido e em 1913 foi vendido.
Vapor "Mineiro" (1892-1902)
Vapor construído emPortugal para ser utilizado no fundamento de minas.
Em 1902 passou ao Ministério da Guerra.

Características técnicas
Deslocamento: 78 toneladas
Dimensões: 18 m comp; 4 m boca; 2 m calado;
Armamento: 
Propulsão: 1 máquina de 150 h.p. - 1 veio
Guarnição: 18 marinheiros

Rebocador "Lidador" (1884-1950)
Rebocador de hélice construído em Inglaterra em 1884.
Rebocador "Lidador"
Depois de desempenhar serviço de rebocador em Portugal, passou à fiscalização da costa no Algarve. Em 1943 passou ao Comissariado da Mocidade Portuguesa e em 1950 foi abatido por inútil. 

Características técnicas
Deslocamento: 252 toneladas
Dimensões: 35,8 m comp; 6,1 m boca; 2,80 m calado;
Armamento: 1 peça de 47 mm
Propulsão: 2 máquinas de 800 h.p. - 2 veios = 9 nós
Guarnição: 34 marinheiros

Vapor "Dilly I" (1891-1905)
Este vapor foi construído em 1884. Adquirido em 1891 para operar em Timor. Foi abatido
ao efectivo em 1905.
Vapor "Dilly"
Características técnicas
Deslocamento: 100 toneladas
Dimensões: 36,9 m comp; 2,97 m calado;
Armamento: 1 peça
Propulsão: 1 máquina de 40 h.p. - 1 veio = 7 nós
Guarnição: 28 marinheiros

Navio-Escola "Pedro Nunes" (1896-1907)
O ex Thermopylae foi considerado o Clipper mais veloz do mundo tendo rivalizado com o famoso Cutty Sark principalmente na corrida da Rota do Chá.
Navio-Escola "Pedro Nunes" fundeado no tejo
Entrou a barra do Tejo no dia 29 de Maio e foi incorporado, como navio-escola, na Marinha Real, com o nome Pedro Nunes, a 20 de Agosto de 1896. Em 1897 entra em doca seca e verifica-se que o casco se encontra muito danificado com o teredo e que a sua reparação se tornaria muito dispendiosa, tendo-se decidido pelo desarmamento do navio.

Foi fundeado no Tejo servindo de pontão de carga para carvão, até ser afundado no dia 13 de Outubro de 1907, dia da Marinha, em frente a Cascais.

Características técnicas
Deslocamento: 1300 toneladas
Dimensões: 88,4 m comp; 11,7 m boca; 6,80 m calado;
Armamento: 
Propulsão: 
Guarnição:

Balizador "Baptista de Andrade" (1897-1909)
Vapor construído em Nantes em 1897 para o serviço de balizagem do porto de Lourenço Marques.
Balizador "Baptista de Andrade"
Serviu como navio balizador e rebocador até 1909, ano em que foi abatido ao efectivo.

Características técnicas
Deslocamento: 150 toneladas
Dimensões: 28,50 m comp; 5,25 m boca; 2,32 m calado;
Armamento: 2 peças de 37 mm; 2 metr. de 11 mm
Propulsão: 1 máquina compound  - 1 veio = 10,5 nós
Guarnição: 28 marinheiros

Rebocador "Berrio" (1897-1947)
Rebocador que foi construído em Saint-Nazaire em 1897
Rebocador "Berrio"
Depois de desempenhar serviço de rebocador, passou em 1930 a navio-hidrográfico com o mesmo nome. Foi navio-hidrográfico de Moçambique de 1930 a 1947.
Nesta data foi entregue à província de Moçambique.

Características técnicas
Deslocamento: 424 toneladas
Dimensões: 40,50 m comp; 6,86 m boca; 2,92 m calado;
Armamento: 
Propulsão: 1 máquina a vapor de 1070 h.p. =  10 nós
Guarnição: 68 marinheiros

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