Translate

Porto Santo, A Ilha Dourada

Em 1418, enfrentando no mar uma tempestade, os navegadores Tristão Vaz, João Gonçalves Zarco e Bartolomeu Perestrelo encontraram afortunadamente uma ilha onde puderam abrigar-se. Chamaram-lhe Porto Santo, vendo no abrigo providencial uma intervenção dos céus.
Cais da Praça do Barqueiro
Na ilha de Porto Santo, a cor dominante é o dourado, da areia da praia, do solo arenoso que domina a paisagem e das formações geológicas invulgares e abundantes, como o Pico Branco e o Pico do Facho e até nos seis ilhéus que cercam a ilha, como uma segunda linha de muralhas na frente atlântica.
Praia da Fontinha
 Localizada junto ao principal núcleo urbano da ilha, a Praia da Fontinha vai desde o cais até à praia das Pedras Pretas. É uma extensão de 100 m de uma praia de areia dourada que se estende ao longo de 9Km, na costa sul do Porto Santo. Um cordão dunar acompanha a praia em grande parte da sua extensão.
Praia das Pedras Pretas
A Praia das Pedras Pretas é mais uma praia das muitas, no extenso areal da Ilha de Porto Santo.
Praia do Penedo
Praia do Penedo é uma das melhores zonas de praia do Porto Santo. É uma zona calma, e menos frequentada devido à sua localização no extremo Sudeste da ilha, longe do comércio e da cidade.
Ilhéu de Cima
Ilhéu de Cima fica a menos de 320 metros da ilha de Porto Santo. É também conhecido por Ilhéu do Farol, visto encontrar-se neste espaço geográfico o Farol do Ilhéu de Cima, farol esse muito importante devido a ser o primeiro farol para as embarcações provenientes da Europa.
Pico de Ana Ferreira
Pico de Ana Ferreira é o ponto mais alto da parte ocidental da ilha do Porto Santo, com 283 metros de altitude.
Miradouro das Flores
Uma das vistas mais incríveis da ilha é conseguida a partir do Miradouro das Flores. É neste "spot" que, além de ter uma vista privilegiada sobre Porto Santo e a sua praia, pode-se observar os ilhéus de Ferro, de Cima e da Cal.
Ilhéu da Cal visto do Miradouro das Flores
O Ilhéu da Cal, também conhecido por Ilhéu de Baixo, é um dos dois ilhéus que abraçam a costa sul da ilha. É o maior ilhéu do Porto Santo.
Miradouro na Ponta da Canaveira
Ilhéu de Ferro
O ilhéu de Ferro pode ser avistado através do Miradouro na Ponta da Canaveira e do Miradouro do Furado Norte. Neste ilhéu existe o Farol do Ilhéu de Ferro.
Vila Baleira
O Miradouro da Portela fica na zona oriental da ilha, com uma vista panorâmica sobre Vila Baleira, e sobre o Oceano Atlântico.
Ilhéu da Cal visto do mar

Sem comentários: