Partilha

Porto em 2 Dias (2º Dia) – 🏙️ Do Centro Histórico ao Douro e ao Dragão

O segundo dia no Porto é dedicado à sua essência mais antiga, cada rua, cada pedra conta uma história desde às margens do Douro à paixão pelo futebol, que faz parte da identidade da cidade.


⛪ O Porto Medieval

A manhã começa na Sé do Porto, um dos monumentos mais antigos da cidade. De origem românica, a catedral oferece vistas magníficas sobre o rio Douro e o casario histórico.

Sé do Porto

Vistas magníficas sobre o casario histórico.

🕍 Nas proximidades encontra-se a Igreja de São Lourenço, também conhecida como Igreja dos Grilos, um local de grande importância histórica e espiritual.

Igreja de São Lourenço

🕍 Embora seja uma igreja que não se destaca pelo seu tamanho, sua simplicidade faz com que seja uma visita agradável, já que, diferente da maioria das igrejas de Porto, sempre decoradas de forma "excessiva", a Igreja dos Grilos tem as paredes praticamente desnudas, deixando à vista a grande quantidade de pedras que formam a igreja.


✨ Ouro, Fé e Comércio

🕍 A Igreja de S. Francisco surpreende pelo seu interior ricamente decorado em talha dourada, sendo um dos mais impressionantes exemplos do barroco português.

Igreja de S. Francisco

🌉 Seguindo em direção ao rio, atravessa-se a icónica Ponte D. Luís I, uma obra-prima da engenharia do século XIX, que liga o Porto a Vila Nova de Gaia e oferece uma das vistas mais emblemáticas da cidade.

Ponte D. Luís I

A icónica Ponte Luís I, com o rio Douro a brilhantar por baixo, o cenário transforma-se num cartão-postal do Porto.


⚽ Fé, Futebol e Identidade

O percurso continua pela zona oriental da cidade, com passagem pela Igreja das Antas, símbolo religioso de um dos bairros mais tradicionais do Porto.

Igreja das Antas

⛪ A visita termina no moderno Estádio do Dragão, casa do Futebol Clube do Porto. Inaugurado em 2003, é um dos estádios mais modernos da Europa e representa a paixão portuense pelo futebol.

Estádio do Futebol Clube do Porto

🤔 Conclusão

Em dois dias, o Porto revela-se por completo: da espiritualidade medieval às margens do Douro, da arquitetura monumental à emoção do futebol. Uma cidade autêntica, intensa e inesquecível.

Zona Ribeirinha


🔗Artigos relacionados:


Comentários

Partilha

Mensagens populares deste blogue

Armada Real Portuguesa: As Naus da Era dos Descobrimentos (1497-1647)

Armada Portuguesa: Fragatas Classe "Almirante Pereira da Silva" (1966-1992)

Ribeira Seca & Ribeira das Tainhas (Vila Franca do Campo)