Translate

Santa Cruz (Ilha Madeira)

Aquele Inverno
(...) passando huma volta que faz a terra, entraram em huma fermosa angra na praya, na qual viram hum fermoso e deleitoso valle coberto de arvoredo por sua ordem composto, onde acharam em terra huns cepos velhos derribados do tempo, dos quaes mandou o capitam fazer huma cruz, que logo fez alvorar em hum alto de huma árvore, dando nome ao logar Sancta Cruz, onde ao depois se fundou huma nobre Villa.

Gaspar Frutuoso, Saudades da terra (respeitando se a grafia original do autor)
Aeroporto Internacional da Madeira
Inaugurado a 8 de Julho de 1964 com uma pista de 1600 metros de extensão. Entre 1982 e 1986 a pista foi aumentada para 1800 metros.
Via rápida que passa por baixo do Aeroporto
Em 2000 teve lugar a inauguração da extensão da pista para 2781 metros. Esta é construída parcialmente em lage sobre o mar ficando assente em 180 pilares. As pistas 5 e 23 são consideradas umas das mais difíceis e perigosas aproximações e aterragens do mundo, devido à alta turbulência sentida quando o vento è superior a 15 nós.
Comentários para que?
Camacha é uma pitoresca vila do concelho de Santa Cruz, situada no interior da Ilha da Madeira, a mais de 700 metros de altura, sendo famosa pelas suas tradições. Situada numa zona da típica serrania Madeirense, por entre montes e vales, está rodeada de pequenas aldeias e locais de grande valor natural como o Poiso e o Montado do Pereiro.
Sagrado Coração de Jesus (Ponta do Garajau)
O miradouro de Cristo Rei está localizado na Ponta do Garajau, a 10 km do Funchal. Além de descobrir a estátua de Cristo Rei de braços abertos voltada para o oceano, terá uma excelente vista sobre o mar e sobre uma parte da baía do Funchal.

Sem comentários: