É um avião bimotor turbo-hélice, com revestimento metálico, com rampa de acesso para carga. Tem a capacidade de transportar 18 passageiros, 16 paraquedistas com equipamento completo. Foram as primeiras aeronaves turbohélice da FAP.
CASA C-212-100 Aviocar |
Em 1975 foram redistribuídos ficando alguns aviões colocados na Base Aérea Nº1, na Esquadra de Reconhecimento Fotográfico para o qual foram devidamente adaptados. Outros foram colocados na Esquadra 41, da Base Aérea Nº 4, com missão de transporte aéreo geral e busca e salvamento.
O CASA C-212-100 foi substituído em 2007 pelo EADS CASA C-295.
O CASA C-212-100 foi substituído em 2007 pelo EADS CASA C-295.
Características
Comprimento: 15,2 m
Envergadura: 19,00 m
Altura: 5,20 m
Área (asas): 40,00 m²
Peso total: 3,650 kg
Peso bruto máximo: 6,500 kg
Propulsão: Motores 2 x C-212-100 turbina Garret-Air Research TPE-331-5-251V; Força (por motor) 776 hp kN
Velocidade máxima: 360 km/h
Alcance: 1,920 km
Teto máximo: 7,600 m
Relação de subida: 8,3 m/s
EADS CASA C-295 |
Características
Comprimento: 24,50 m
Envergadura: 25,81 m
Altura: 8,60 m
Área (asas): 59 m²
Peso bruto máximo: 23200 kg
Propulsão: 2x turboélices Pratt & Whitney Canada PW127G com 1 972 hp (1 470 kW) cada
Velocidade máxima: 576 km/h
Alcance: 5400 km
Teto máximo: 9100 m
Armamento: 6x pontos duros para armamentos
Armamento: 6x pontos duros para armamentos