Translate

Localidades da Freguesia de Monsaraz

Menir do Barrocal
O Menir do Barrocal é um monumento megalítico situado na Herdade do Barrocal, no topo de uma pequena elevação aplanada (a 200 m de altitude) perto de Monsaraz, é o maior megálito de todos os existentes no distrito de Évora, com 5,70 metros de altura, e o segundo da Península Ibérica.
Complexo Megalítico do Olival da Pega
Este monumento megalítico localiza-se perto de Monsaraz junto à ribeira da Pega, sendo constituído por uma anta e três tholoi, fazendo parte de um complexo funerário megalítico (Neolítico Final/Calcolítico) Esta anta foi construída entre 3500 e 3000 a.C. e eram utilizadas como complexos funerários. 
Aldeia dos Motrinos
Aldeia da Barrada
Aldeia do Outeiro
Menir do Outeiro / Penedo Comprido (Outeiro)
Menir do Outeiro é conhecido na região como Penedo Comprido e é sem duvida um dos mais impressionantes menires europeus e um dos mais monumentais da Península Ibérica. Mais impressionante se torna pela clareza dos atributos fálicos, que faz dele um verdadeiro símbolo masculino, tendo sido afeiçoado já com este objetivo.
Aldeia do Telheiro
Pequena povoação que se desenvolveu em articulação com a sede de freguesia. Fica localizada na base do monte em que Monsaraz se ergue.
Menir da Bulhoa / Menir da Abelhoa (Telheiro)
Menir da Bulhoa é o mais decorado existente no país. Apesar de reduzido a cerca de metade das suas dimensões, conserva belas gravuras.
Convento da Orada
Situado nas proximidades da aldeia Telheiro, no coração do terreno liso tradicional Alentejo, a construção do Convento da Orada começou em 1700 e só terminou em 1741 . Este convento abrigou até o início do século 19 da Ordem de Santo Agostinho.
Conjunto megalítico da Herdade do Xerez ou Cromeleque do Xarez
Datado de cerca de 4.000 a.C, este conjunto megalítico quadrangular de 55 menires de granito, tem no centro um outro, de configuração fálica, que mede cerca de quatro metros de altura e pesa sete toneladas. O conjunto teve de mudar de local, da Propriedade do Xerez, para junto do Convento da Orada devido à subida das águas da Barragem do Alqueva.

Ermida de Santa Catarina
A cerca de 800 metros da localidade do Telheiro, pensa-se que esta acastelada Ermida  seja uma obra contemporânea da preponderância templária em Monsaraz, talvez dos fins do século XIII ou inícios do século XIV. Situada fora das muralhas que defendiam a vila de Monsaraz, considera-se que esta Ermida terá sido utilizada como reduto defensivo para proteção de viajantes e peregrinos. 
Ermida de São Bento

Praia Fluvial de Monsaraz
A praia fluvial de Monsaraz fica situada no Centro Náutico de Monsaraz, a cerca de 4kms da vila medieval de Monsaraz. Tem um ambiente muito próprio, quase único. A água da albufeira do Alqueva tem uma temperatura agradável, parece uma enorme piscina. No areal, podemos ficar à sombra de uma azinheira ou na relva e observar várias aves que percorrem o grande lago entre pequenas ilhas isoladas. Nos dias de canícula é um paraíso nesta região do Alentejo.

Sem comentários: