Translate

Praia da Vitória

Batalha da Praia da Vitória
A batalha da Praia foi um combate naval ferido no dia 11 de Agosto de 1829, na baía da então Vila da Praia em que as forças Miguelistas intentaram um desembarque naquele trecho do litoral da Ilha terceira. A derrota dos absolutistas neste recontro foi decisiva para a afirmação e posterior vitória das ideias liberais em Portugal. Após o fim do conflito, a soberana concederia à vila o título de Praia da Vitória.
Vista Aérea da Praia da Vitoria
"(...) e logo está a vila da Praia, nobre e sumptuosa e de bons edifícios, edificados por muito bom modo, cercada de boa muralha, com os seus fortes e baluartes toda em redondo, povoada de nobres e antigos moradores, como uma das mais antigas povoações da ilha,rodeada de fermosas e ricas quintas de nobres e grandiosos fidalgos, com uma freguesia e sumptuosa igreja de três naves, com a capela-mor de abóbada e portais e pilares bem lavrados de pedra mármore, toda cercada de capelas de grandes morgados (...) sua invocação principal é de Santa Cruz (...)"
                                                                                (Frutuoso, Gaspar. Saudades da Terra)
Baía da Praia da Vitoria
Na Praia da Vitória, na costa leste da magnífica Ilha Terceira, esta Baía da Praia oferece aos seus visitantes um extenso areal. Esta baía divide-se em três praias, sendo elas: Prainha, Praia Grande e Praia dos Sargentos.
Praia Grande
A Praia Grande possui o areal mais longo da Ilha Terceira. É considerada como sendo uma zona propícia à prática de windsurf.
Praia dos Sargentos
A Praia dos Sargentos, assim chamada por no passado ser muito frequentada por militares, é também procurada por alguns veraneantes.
Paços do Concelho e Estátua da Liberdade
Classificado como Imóvel de Interesse Público, os Paços do Concelho localizam-se no Largo Francisco Ornelas da Câmara. A Estátua da Liberdade é um monumento, em homenagem aos heróis da Batalha da Praia da Vitória (11 de agosto de 1829)
  Igreja Matriz de Santa Cruz
"Os portais em estilo manuelino, que se admiram na face oeste e na face sul, enviou-os para a terceira, nos fins do Séc. XVI, D. Manuel ou D. Sebastião. A entrada principal deste templo tem uma aparência nitidamente gótica (...) semelhante às que, do Séc. XIII à primeira metade do Séc. XV resguardavam os portais nobres (...), evocando o conjunto dos portais célebres de S. Francisco de Santarém e o Mosteiro da Batalha"
                                                                               (Merelim, Pedro de. in: Freguesias da Praia)
Casa das Tias de Vitorino Nemésio
Trata-se de um edifício que remonta ao século XVIII. Foi pertença de Ivo Mendes que, no século XIX, o vendeu à família de Vitorino Nemésio, na pessoa das irmãs e suas tias, D. Augusta e D. Júlia Mendes. Foi reconstruído após o terramoto de 1841.
Estátua de José Silvestre Ribeiro
No Jardim Municipal da Praia da Vitória foi erguida em 31 de Dezembro de 1879 em homenagem ao antigo Governador José Silvestre Ribeiro que tomou a seu cargo a reedificação da Praia da Vitoria, após o terramoto de 15 de Junho de 1841, que ficou registado na historia como a Caída da Praia.
Igreja do Senhor Santo Cristo das Misericórdias
Primitivo templo edificado em 1521, sob a invocação do Senhor Santo Cristo, faz parte do complexo construído da Misericórdia da Praia da Vitória. Existe nesta Igreja uma raríssima imagem do Divino Pai Eterno, única nos Açores.
Monumento ao Pescador
Miradouro do Facho: monumento em homenagem ao Imaculado Coração de Maria
Durante a Guerra Civil Portuguesa (1828-1834) aqui na serra do Facho, foi restabelecido pelos Liberais o antigo sistema de fachos (sinais de bandeiras em mastros em cruz), que foi evoluído ao ponto de ser capaz de enviar mais de 60 mensagens diferentes em meados do século XIX
Verdes são os campos… (Praia da Vitoria)
O Complexo desmantelado da Serra do Cume é uma antiga formação vulcânica localizada no concelho da Praia da Vitoria. Esta serra representa os restos desmantelados de um dos maiores vulcões do arquipélago dos Açores.



Sem comentários: