Translate

Cascais entre o mar e a serra


Vista aérea sobre Cascais
Cascais situa-se a cerca de 30 minutos de Lisboa, junto à orla marítima. É a quinta vila mais populosa de Portugal (depois de Algueirão - Mem Martins, Corroios, Rio de Mouro e de Oeiras). Cascais tem-se recusado a ser elevada a categoria de cidade, por motivos turísticos.
Cabo Raso
Em pleno cabo situa-se o Farol do Cabo Raso e o Forte de São Brás de Sanxete. Está relativamente perto da vila de Cascais, no extremo sudoeste da Costa do Estoril, e poucos quilómetros a sul do cabo da Roca.

Boca do Inferno
Miradouro Boca do Inferno
O nome "Boca do Inferno" atribuído a este local deve-se à analogia morfológica e ao tremendo e assustador impacto das vagas que aí se fazem sentir. Ficou muito conhecida por ser cenário do suicídio de Aleister Crowley.
Farol da Guia
Praia de Santa Marta
A Praia de Santa Marta apresenta um areal de pequenas dimensões, junto ao Palácio do Conde de Castro Guimarães, no interior do Parque Marechal Carmona. Esta praia localiza-se no extremo ocidental da vila de Cascais.
Museu Condes de Castro Guimarães
A Ribeira dos Mochos desagua neste local, passando por baixo do arco romano que suporta o pequeno viaduto da Avenida Humberto II de Itália, em direção à sua foz.
Farol de Santa Marta
Projetado pelos franceses Barbier Bernard e Turenne, e inaugurado em 11 de junho de 1891, foi erguido com pedra, areia, barro e óleo de baleia.
Praia da Ribeira de Cascais
Também conhecida por Praia do Peixe, possui um areal de pequenas dimensões. Situa-se numa enseada, junto à Câmara Municipal de Cascais e do Hotel Baía. Este pedaço de costa é delimitado a Nordeste pelo pontão da Capitania do Porto de Cascais.
A Ribeira das Vinhas desagua aqui, sob a forma canalizada.

Praia da Rainha
A Praia da Rainha adquiriu o seu nome por ter sido frequentada pela Rainha Dona Amélia, quando a família real gozava férias em Cascais. O areal de pequenas dimensões encontra-se imediatamente rodeado por habitações. Existe um penedo que se impõe na zona central, junto à linha de mar.
Piscina Oceânica Alberto Romano
Esta estrutura de apoio aos banhistas adquiriu o seu nome em homenagem a um antigo presidente da Junta de Turismo da Costa do Estoril. A zona de banhos tem cerca de 50 metros de extensão. Na zona nascente, canalizada, desagua a Ribeira da Castelhana.
Praia das Moitas
A Praia das Moitas, também conhecida por Praia da Rata, apresenta um areal de dimensões razoáveis, localizado em frente ao Hotel Cascais Miragem. As águas são calmas devido à proteção da Baía de Cascais, contudo, as formações rochosas imersas aconselham cautela na entrada para o banho.

Praia da Duquesa
A Praia da Duquesa, também conhecida por Praia de Cascais, encontra-se entre o Chalet Faial e o Palácio Palmela. Este último, outrora pertencente à Duquesa de Palmela que aqui vinha passar temporadas no Verão, originou o nome da praia.

Sem comentários: