Translate

Vila de Arraiolos

Vila portuguesa situada no distrito de Évora, Região do Alentejo, sub-região do Alentejo Central.
Vila de Arraiolos
Porta da Vila (Destruída)
Das inúmeras fortificações que se encontram erguidas desde a Idade Média no território português, de norte a sul do país, é considerado como um dos mais bonitos de Portugal e emblemáticos do mundo.

Paço dos Alcaides
Paço dos Alcaides
Paço dos Alcaides
Igreja do Salvador
Coroado no vértice pela antiga Igreja do Salvador séc. XVI, dele se vislumbra a imensidão e a beleza da paisagem circundante, permitindo um olhar distinto sobre o centro histórico da vila.

Porta de Santarem (Exterior)
Monumento Nacional, compreende a muralha da antiga povoação e os Paços dos Alcaides. A sua construção teve inicio no ano de 1306, após a assinatura do contrato entre o rei D. Dinis e o Concelho da vila, alcaide e Juizes em 26 de Novembro de 1305.
Convento de Nossa Senhora da Assunção
Igreja Romana de São João do Campo
Solar de Sempre Noiva
A Lenda da "Sempre Noiva"

Se chamava Beatriz era filha de D. Afonso de Portugal, arcebispo de Évora, que era um homem cheio de iniciativa. Mandou construir vários conventos e palácios, entre os quais este solar onde ela sempre residiu. 
Esta menina estava noiva de um nobre espanhol, muito vaidoso mas muito medroso também!
Certo dia, passeando com ele pelos campos, surgiu um toiro tresmalhado que correu para eles. Em vez de a defender, o noivo fugiu a sete pés e foi o maioral quem veio garbosamente em seu socorro.
Esporeou o cavalo e conseguiu arrebatá-la no último instante! Conduziu-a depois na garupa até casa, e desse abraço ela não se libertou mais. 
Apaixonara-se irremediavelmente pelo seu salvador. Mas nesse tempo uma menina nobre não podia casar com o seu criado... 
Beatriz preferiu ficar solteira toda a vida, rejeitando com indiferença os mais ilustres pretendentes.


Sem comentários: