Translate

Armada Portuguesa: Navio Escola "Sagres II" (1924-1983)

O navio foi construído nos estaleiros Rickmers Werft em Bremerhaven, na Alemanha e lançado à água em 1896 com o nome de Rickmer Rickmers. Em 1912 o navio foi vendido ao armador de Hamburgo; Carl Christian Krabbenhof, sendo rebaptizado Max.
Navio Escola Sagres II
Na sequência da Primeira Guerra Mundial, em 1916, o Governo de Portugal decretou o apresamento dos navios alemães ancorados nos portos portugueses. O Max, que se encontrava  então, no porto da Horta foi apresado e a pedido do Governo Britânico, emprestado ao Reino Unido. Durante o resto da guerra, o navio foi usado pelos britânicos com o nome Flores.

No final da guerra foi devolvido a Portugal sendo aumentado ao serviço da Armada Portuguesa em 1924 com a designação NRP Sagres. Foi o segundo navio-escola da marinha Portuguesa a ter aquela denominação, depois da antiga corveta Sagres, sendo por isso, também conhecido por Sagres II.

Em 1962 o Sagres II foi substituído pelo Sagres III (antigo NE Guanabara da Marinha do Brasil) e rebatizado Santo André
Rickmer Rickmers
Em 1983 foi entregue à associação alemã Windjammer fur Hamburg que em troca entregou o NRP Polar à Marinha Portuguesa. O navio foi restaurado e transformado em navio museu, ancorado, no porto de Hamburgo, com o nome original Rickmer Rickmers.

Características técnicas
Tipo: Navio-Escola
Deslocamento: 1 980 toneladas
Dimensões: 97 m comp.; 12 m boca; 6 m calado
Propulsão: 3 mastros com 3500 m2 de área velica
Guarnição: 150 marinheiros

Sem comentários: