Translate

Família "Laniidae"

Laniidae é uma família de aves passeriformes, constituída pelas 26 espécies conhecidas de picanços, classificadas em 3 géneros. Os picanços são aves de pequeno a médio porte, de patas curtas e fortes capazes de transportar algum peso. O seu bico é direito mas a ponta é ligeiramente curva em forma de gancho, tal como nas aves de rapina, reflectindo os seus hábitos alimentares predatórios. As asas são de tamanho médio e arredondadas e a cauda relativamente longa é estreita. A plumagem dos picanços é baça, em tons de castanho, preto e cinzento na maioria das espécies.

Picanço-real (Lanius meridionalis)
O picanço é uma ave agressiva, que caça pequenos mamíferos e répteis bem como outras aves de pequeno porte. Uma das características do grupo é o hábito de guardarem para mais tarde os restos das suas presas, espetando os corpos em espinhos de árvores e arbustos. Os picanços são aves solitárias que se reúnem em pares apenas na época de reprodução. Os ninhos, não muito elaborados, são construídos com gravetos e folhas. Cada ninhada tem entre 2 a 8 ovos, incubados num período variável de tempo. As crias recebem os cuidados parentais de ambos os progenitores.


Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Família: Laniidae
Género: Lanius
Espécie: L. meridionalis

Picanço Barreteiro (Lanius senator)
O picanço-barreteiro (Lanius senator) é uma ave passeriforme lanídea com cerca de 17 cm. A nuca e a garganta são de um castanho-encarniçado. O resto da plumagem é em tons de branco e preto. A fêmea apresenta um padrão semelhante, todavia as suas cores são menos vistosas.

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Família: Laniidae
Género: Lanius
Espécie: L. senator

Sem comentários: