Ilhéu deitado, Ilhéu em pé |
"... é mais do que uma ilha, é uma estátua erguida até ao céu e amolgada pelo fogo..."
Ponto mais alto de Portugal
É um estrato-vulcão com 2351 m de altitude e é também o ponto mais alto da dorsal meso-atlântica, medido a partir da zona abissal contígua, o edifício vulcânico tem quase 5000 m de altura, quase metade submersa sob as águas do oceano Atlântico.
Tendo em atenção que a temperatura se reduz com a altitude é frequente que no cimo da montanha esteja aproximadamente menos 10 ºC do que no ponto onde se inicia a escalada.
O Piquinho |
No cimo da montanha que constitui a parte ocidental da ilha do Pico, localiza se a cratera do vulcão propriamente dito e dentro dessa cratera, numa erupção recente do ponto de vista geológico surgiu outra elevação de menor dimensão a que foi dado o nome de Pico Pequeno ou Piquinho, com cerca de 70 m de altura. Na base desta segunda elevação emanam fumarolas vulcânicas com forte teor de enxofre.
"Eu estive lá"
A subida à montanha, embora não seja difícil do ponto de vista da técnica deverá preferentemente, ser feita durante os meses de verão. A distancia a percorrer a pé, a partir da casa da abrigo existente na montanha, ronda os 5 Km