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Armada Portuguesa: Caça-Minas Classe "Faial" (1943-1971)

Os navios, que viriam a constituir a classe Faial, eram anteriores arrastões armados da Royal Navy britânica, colocados ao serviço por ocasião da Segunda Guerra Mundial. Foram construídos centenas naval trawlers de várias classes, que diferiam umas das outras apenas em pequenos pormenores. Por curiosidade, uma delas era a classe Portuguese, constituída por 12 arrastões construídos em Portugal.
NRP Faial (1943-1967) Ex-HMS Mangrove (T 112)
No âmbito da cedência de facilidades nos Açores aos Aliados, durante a Segunda Guerra Mundial, o Reino Unido emprestou oito arrastões armados a Portugal, entregues em 1943. Os arrastões destinavam-se a reforçar a capacidade portuguesa de luta anti-submarina e de dragagem de minas nas águas dos Açores e de Portugal Continental. Na Marinha Portuguesa, os arrastões receberam os números de amura P1 a P8, sendo designados pelos mesmos, já que não foram batizados com nomes próprios. Os navios mantinham-se propriedade do Reino Unido, mas eram operados sob bandeira e tripulações portuguesas.
NRP Terceira (1943-1957) Ex-HMS Hayling (T 271)
Finda a Segunda Guerra Mundial, até Junho de 1946, quatro dos oito arrastões emprestados foram devolvidos ao Reino Unido (os P5, P6, P7 e P8). Os arrastões P1, P2, P3 e P4 foram adquiridos por Portugal, sendo integrados como vapores da Marinha Portuguesa. Os navios integrados foram batizados com nomes de ilhas dos Açores: NRP São Miguel (P1), NRP Faial (P2), NRP Terceira (P3) e NRP Santa Maria (P4). Em Outubro do mesmo ano, os navios passaram a ser classificados como patrulhas, mantendo-se o seu nome, mas mudando o seu número de amura.
NRP São Miguel (1943-1956) Ex-HMS Bruray (T 236)
Em 1951, os navios foram reclassificados como draga-minas. Em 1956, a Marinha Portuguesa, ao receber novos draga-minas com cascos em madeira, reclassificou os navios da classe Faial como caça-minas, em virtude dos seus cascos metálicos só lhes permitirem a dragagem de minas fundeadas. Os caça-minas da classe Faial foram, sucessivamente, abatidos ao serviço, até 1971.
NRP Santa Maria (1943-1971) Ex-HMS Whalsay (T 293)
Em 1948, Portugal adquiriu mais dois naval trawlers, o NRP Salvador Correia e o NRP Baldaque da Silva. Estes dois últimos navios serviram, durante a maioria da sua carreira como navios hidrográficos, com excepção de breves períodos em que foram usados como navios de patrulha e de guerra de minas. Participaram em missões hidrográficas nas águas de Portugal Continental, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Angola.
NRP Salvador Correia II (1948-1961) Ex-HMS Saltarelo (T 218)
NRP Baldaque da Silva (1949-1967) Ex-HMS Ruskholm (T 211)
Características
Tipo: Arrastão-Armado
Deslocamento: 780 toneladas
Dimensões: 50 m comp.; 8,4 m boca; 4,10 m calado
Armamento: 1 peça de 76 mm; 1 peça de 20 mm; 2 metralhadoras de 7,7 mm; 2 foguetes anti-aéreos; 2 morteiros anti-submarinos; 2 calhas lança-bombas A/S; minas
Propulsão: 1 máquina de T.E. - 1 veio =13 nós
Guarnição: 52 marinheiros

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