Translate

Freguesia dos Ginetes

Moinho de Vento do Bibi (Candelária)
Construído no séc. XIX manteve-se em funcionamento ate à primeira metade do século passado.
Freguesia dos Ginetes
Aqueduto da Fonte do Sapateiro
Na freguesia dos Ginetes, junto à Fonte do Sapateiro, é possível observar um aqueduto formado por um único arco, datado de 1778, que transportava a água da nascente para os fontanários da freguesia bem como para os bebedouros dos animais.

Miradouro da Ilha Sabrina.
A fajã lávica Ponta da Ferraria é um dos locais mais singulares da Ilha de São Miguel, tendo resultado do contato entre a lava quente expelida pelo Pico das Camarinhas e a água do mar.

A famosa Piscina Natural da Ponta da Ferraria, é um dos locais mais badalados de São Miguel. E com todo o mérito! É que as águas desta pequena piscina natural são aquecidas por vapores vulcânicos e temperadas pela fria água do mar, o que a torna num local ímpar para ir a banhos.
Farol da Ponta da Ferraria 
Trata se de uma torre prismática branca com dezoito metros de altura e um edifício anexado.
Foi inaugurado em 4 Novembro 1901 (Ginetes)

Aguas termais de origem vulcânica
Esta formação geológica única do seu género no mundo é constituída por um promontório com origem em erupções vulcânicas primordiais na formação geológica da ilha, mas também por manifestações vulcânicas recentes que deram origem a novos fenómenos.
Entre esses fenómenos encontra-se uma pseudo-cratera vulcânica que se originou em consequência de pequenas explosões de vapor, resultante do contacto da lava quente com a água do mar e a existência de um complexo termal e piscinas naturais onde é possível nadar no mar em água quente de origem vulcânica.

Piscina natural com agua quente
Dadas suas características a ponta da ferraria e o pico das camarinhas, nas proximidades foram classificados como Monumento Natural Regional e de Paisagem Protegida, no âmbito da, Rede Natura 2000, sob o nome de: Monumento Natural Regional do Pico das Camarinhas e Ponta da Ferraria.

Varzea
A Várzea é um lugar integrado na freguesia dos Ginetes, localiza-se a elevada altitude nos contrafortes do Vulcão das Sete Cidades.

Miradouro da Ponta do Escalvado, Várzea

Sem comentários: